Comunidade Nossa Senhora do Rosário

capela nossa senhora do rosario

Bairro Rosário

De acordo com o livro Itaúna, Contribuição para a História do Município, de João Dornas Filho, a Capela que se ergue ao sul da cidade foi construída numa data que se perdeu no tempo. 1178, data que se encontra no arco da nave, mas é posterior à sua construção. A atual Capela do Rosário foi Igreja Matriz até 1853, sob a invocação de Senhora Sant’Ana. A partir dessa data, o então vigário da freguesia, Pe. João Batista de Miranda, mudou a Matriz para a Capela de baixo (onde se ergue a atual Matriz da Paróquia), construída pelos escravos, nas horas de folga, deixando a do morro para a Nossa Senhora do Rosário. Com essa mudança, foi concretizada a vontade do 1º. vigário Pe. Antônio Domingos Maia que quis fazer a transferência, mas não conseguiu. Em 15 de julho de 1983, o Pe. José Ferreira Netto convocou uma reunião, na qual foi constituída a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Caberia a ela cuidar da Capela, de sal reforma, da Festa do Reinado, do movimento financeiro. Assim, essa irmandade passou a zelar pela igrejinha que, até então, ficava fechada. A partir daquela data, a Capela do Rosário passou a ser aberta, mais vezes, aos fiéis, par a participação da Santa Missa, todo dia 15 do Mês.
No dia 07 de setembro de 1990, foi realizada, sob a coordenação do Pe. Luis Carlos Amorim, a 1ª reunião do Conselho Pastoral da Comunidade. Daí para frente, a capela passou a ter mais movimento: Catequese, celebração às quintas feiras, Legião de Maria.
Atualmente, é uma Comunidade bem ativa, tendo inúmeras pastorais e movimentos. É nessa Comunidade que, todos os anos, se realiza a maior festa folclórica de Itaúna: o tradicional Reinado que, no dia 15 de agosto, costuma reunir cerda de 20 guardas de Congo, Moçambique, Catupé, Condombi. O escritor e poeta, João Dornas Filho, em seu soneto intitulado ITAÙNA, canta nas duas últimas estrofe. O rosário é do outro lado: É o nosso berço sagrado. Que junto aos céus se alcandora...