Se eu faltar à missa aos domingos posso comungar antes de me confessar?

A avaliação sobre a sua falta à missa do domingo é uma reflexão pessoal, se o motivo da falta é algo sério, como doença, um problema que impediu a participação na celebração, isso não é pecado.

Mas se o fato de não ir à missa no domingo foi porque deu mais importância a outro evento, deixando o encontro com Cristo em último lugar, segundo o Catecismo da Igreja, fica claro que conscientemente cometeu um pecado e deve confessá-lo ao sacerdote.
É importante que no momento do Ato Penitencial no início da Missa seja feito um pedido de perdão a Deus e o propósito de emendar-se quanto a isso.
Consciente dessas faltas, volte ao seu Senhor, que está de braços abertos a acolher a todos por inteiro. Portanto, baseando-nos nas Normas Oficiais da Igreja, faltar à missa por motivos banais caracteriza-se um pecado grave que deve ser levado ao confessionário; por outro lado, faltar à missa por impossibilidade real de se fazer presente não pode ser igualado ao primeiro caso, não estando vedado o direito de comunhão na missa seguinte.

Portal A12, 26 de Abril de 2016 às 09h25.