Como as pessoas que estão em segunda união devem vivenciar o projeto de Jesus?

Muitas pessoas fazem parte de um grupo que deseja vivenciar o projeto de Jesus por inteiro, mas alguma condição da vida os impedem. É o caso das pessoas que vivem em segunda união, mas gostariam de comungar e vivenciar esse encontro com Deus.

Para praticar da melhor maneira o projeto de Jesus é preciso considerar como está a esposa(o) da primeira união, se tem filhos, como vivem, quais as responsabilidades que assumiram com o enlace anterior, etc. O outro aspecto é a situação deste segundo casamento, como vivem, quais compromissos existem, os projetos para o futuro, etc.
O fiel casado em segunda união não pode comungar do Corpo e Sangue de Jesus no momento da Comunhão na Mesa da Eucaristia, mas pode comungar o mesmo Senhor na Mesa da Palavra. Estar em comunhão com Cristo vai além de receber o Cristo nas espécies servidas na Comunhão.
O que vai garantir a comunhão com Cristo é a sinceridade diante dEle, o encontro com Ele e com os irmãos, o compromisso com Sua vontade, o bem que faz, e a vontade de acertar sempre.
Na própria Palavra de Jesus podemos compreender essa vivência de sinceridade com Ele: "nem todos os que dizem "Senhor, Senhor..." entrarão no Reino dos céus!" (Mt 7,21).
Um exercício prático é a seguinte análise: uma pessoa vai à missa, comunga automaticamente, como se ligasse um botãozinho; e ao final, reza, sente-se cumpridora do preceito; acaba a missa e volta à normalidade da vida como se tivesse cumprido uma obrigação e agora está feliz porque nada deve a Deus. Do outro lado, uma pessoa como em segunda união, desejosa ardentemente de comungar, de receber em sua boca aquele Corpo Santo, mas está impedido de recebê-lo; ao invés de entrar na fila, fica no seu lugar desejoso e orante; ao término da missa, volta para casa com a sincera vontade de fazer por merecer um dia receber a Sagrada Comunhão. Então, quem dos dois está mais unido a Jesus?
Optar pelo projeto de Jesus vai além de comungar na missa, embora este ato seja também um indicativo de comunhão com Ele.
A situação de casais em segunda união é muito ampla, cada caso precisa de uma orientação particular, o mais indicado é que as pessoas nessa situação busquem aconselhamento com um sacerdote, falem das circunstâncias em que se encontram e do desejo em comungar, o padre dará um caminho de encontro com Deus.

Fonte: Portal A12.