Evangelho

pe guilherme machado

Comentário ao Evangelho do 16o Domingo Comum 18/07/2021 (Mc 6,30-34)

feito por Padre Guilherme*

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

Antes mesmo de Jesus terminar Sua missão, os discípulos já começavam a seguir Seu exemplo, realizando pregações e curas. Experimentavam e retornavam ao Mestre para Lhe contar o que haviam feito. Jesus sugeriu que descansassem um pouco. Na ação missionária, são grandes o esforço e o desgaste, devido ao muito a ser realizar.

O bem que Jesus e os discípulos faziam levava a multidão a não querer se afastar deles. Queriam ouvir os ensinamentos e alcançar as curas e milagres. Jesus e os discípulos se afastavam de tempos em tempos para descanso, sob risco de não conseguirem seguir a missão. Na ocasião, saíram de barco e navegaram até um local deserto.

Entretanto, a multidão não desistia. Contornando o lago, acompanharam com a visão o pequeno barco e os alcançaram do outro lado. Jesus viu que não teria como ficar sem acolher aquela gente. Eram pessoas sofridas, desorientadas e cheias de desejo por uma vida melhor. Por isso, mesmo cansado, Ele lhes deu atenção.

A missão de Jesus continua até hoje. Ainda há muito a fazer, muita gente a ser alcançada pela graça de Deus. E poucos são os dispostos a colaborar para suprir as necessidades espirituais de tantas pessoas vagando desamparadas pela vida. Muitos são os que se perdem pelo caminho, seduzidos pelo mal. Todos querem ser felizes, mas lhes falta orientação. Acabam seguindo caminhos que conduzem ao sofrimento e até mesmo à morte.

Diante da urgência, aqueles que se colocam a serviço quase nem conseguem descansar. Por isso a necessidade de rezar a Deus por mais operários na missão. Para que mais pessoas se salvem e que os missionários não desanimem nem percam suas forças.

__________________

*Padre Guilherme da Silveira Machado é administrador paroquial na Paróquia de São Sebastião, em Leandro Ferreira.