Matrimônio

Procedimento para habilitação do Processo para o Sacramento do Matrimônio

1 – Documentação a ser apresentada no ato de preenchimento do Processo Matrimonial: → Batistério – fazer o requerimento na Paróquia em que foi batizado (a). → Certificado ou declaração do Curso de Noivos. → Carteira de Identidade (não podendo ser carteira de habilitação). → CPF. → Comprovante de endereço dos noivos – deve constar nome dos pais ou dos nubentes.

2 – Dias e horários de Celebração do Matrimônio: Na Matriz de Sant’Ana: Sextas-feiras: 20h (À primeira sexta-feira de cada mês, a celebração do Matrimônio na Matriz acontece às 20h30). Sábados: às 10h ou 11h, 17h30 e 19h. As celebrações também podem acontecer em qualquer outra Capela da Paróquia em data e horário a serem agendados na Secretaria da Paróquia.

3 – Celebrações do Matrimônio assistidas pelos padres: Sextas-feiras 20h, Sábados 11h e 17h30. O Matrimônio das 19h é assistido por Testemunha Qualificada para o Matrimônio (Ministro). Se houver celebração do Matrimônio na Matriz de Sant’Ana e na Capela de Nossa Senhora das Graças no horário de 17h30 do sábado, uma das celebrações será assistida por um Padre e a outra por uma Testemunha Qualificada para o Matrimônio. (O Padre atenderá ao horário da primeira marcação).

4 – Tempo para o agendamento: Os fiéis que residem no território da Paróquia Sant’Ana, deverão fazer o agendamento com 11 meses de antecedência à data escolhida para a Celebração do Matrimônio. (Ou menos de 11 meses, se houver data e horário disponíveis). Os fiéis que residem fora do território da Paróquia (transferência), deverão fazer o agendamento com nove meses de antecedência à data escolhida para a Celebração do Matrimônio. (Ou menos de nove meses, se houver data e horário disponíveis), e, nestes casos, a habilitação do processo deverá ser realizada na Paróquia onde residem os noivos. Se a dada prevista para o agendamento for dia de sábado, domingo ou feriado, o agendamento deverá ser feito no dia anterior (véspera).

5 – Os nubentes que lavrarem o Processo de Habilitação Matrimonial na Paróquia Sant’Ana, têm o prazo de 30 dias para fazerem a entrevista com o Padre para a conclusão do processo. Horários de atendimento dos Padres: Sextas-feiras – agendamento de 14h as 16h

6 – Em caso de transferência trazer declaração de que o processo encontra-se em andamento.