Festa Sant'Ana 2016 - 8º Dia

festa santana 24 07 16 17No oitavo dia da nossa novena, a paróquia de Sant’Ana teve a alegria de receber Dom Célio de Oliveira Goulart, Bispo da Diocese de São João Del rei, que realizou uma belíssima celebração em meio a uma igreja lotada de fiéis!

Dom Célio exaltou que Itaúna tem a graça de celebrar os 175 da Paróquia de Sant’Ana com uma comunidade que se dedica ao anúncio do evangelho com fé e devoção!
Ao comentar o evangelho ele expôs a importância da oração. Não podemos cansar de suplicar e pedir que o Nosso Pai misericordioso nos conceda o dom do Seu Espírito, da Sua graça, para não desanimarmos diante das dificuldades.
Uma das formas de orações que o Ano Santo da Misericórdia nos propõe é a peregrinação. Aliás, este era o tema da noite: “O valor das peregrinações na vida espiritual.” Neste sentido, Dom Célio lembrou a peregrinação à Porta Santa realizada por muitos itaunenses e ressaltou que o Ano Santo da Misericórdia é um caminho de peregrinação ao encontro da misericórdia que deve transformar a nossa vida e a vida de todos os que estiverem à nossa volta, contaminados pelo agir misericordioso de cada cristão católico.
Na verdade, a peregrinação do Ano Santo da Misericórdia deve começar bem antes da nossa saída em direção à Igreja na qual vamos atravessar a Porta Santa. Nossa peregrinação deve começar na nossa própria comunidade, onde vivemos e nos relacionamos. É também uma forma de orar peregrinar rumo aos necessitados, aos famintos, a todos aqueles que ainda não conhecem o verdadeiro amor de Deus.
Conforme o Santo Padre o Papa, “A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator (viajante), um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada. Também para chegar à Porta Santa, tanto em Roma como em cada um dos outros lugares, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação há de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai o é conosco”.
Sendo assim, Dom Célio ao final insistiu que não deixemos de bater à porta, de insistir e persistir em nossa oração, pois nossa oração ser torna uma vida dinâmica com Deus, uma verdadeira peregrinação que nos leva a ter comunhão e intimidade com Nosso Senhor!

Texto: Cristina Freitas
Fotos: Cristiano Carvalho