Festa Sant'Ana 2016 - 9º Dia

N3 festa santana 25 07 2016o nono dia de celebração em honra à Senhora Sant’Ana, tivemos a graça e a alegria de receber Dom José Carlos de Souza Campos, nosso Bispo Diocesano. Junto ao nosso querido e estimável Bispo, participaram como concelebrantes, Dom Mário Clemente Neto, Bispo Emérito da Prelazia de Tefé-AM, nosso Pároco, Padre Francisco Cota de Oliveira, nosso Vigário paroquial, Padre Everaldo Quirino Ferreira e o Padre Rodrigo Botelho, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Como nas outras noites, tivemos uma grande participação dos paroquianos e visitantes que conosco celebraram o último e grande dia da novena. A Liturgia de maneira geral, mais uma vez contribuiu para o grande êxito da celebração, seja na proclamação das leituras, nos cantos, nas procissões e no rito como um todo.

O tema da celebração era, ‘O significado das indulgências promulgadas pela Igreja’. Permeando o tema de maneira didática, pedagógica, sábia, profunda e ao mesmo tempo simples e de fácil entendimento, Dom José Carlos discorreu sobre a história das indulgências na Igreja e a importância da mesma para a vida do Cristão e de todos os batizados.

Dom José exaltou a abertura de forma extraordinária do Ano da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco. Extraordinária porque o Ano Santo é celebrado a cada 25 anos e o papa Francisco com sua capacidade ímpar em perceber os sinais dos tempos e as turbulências pelas quais o mundo vem passando (guerras, atentados, divergências familiares, perda dos valores, crises ambientais e outras), proclamou a partir do dia 8 de dezembro de 2015, com encerramento em 20 de novembro de 2016, o Ano Santo da Misericórdia.

Dom José exaltou os 175 anos de história da nossa Padroeira Nossa Senhora de Sant’Ana e a vida exemplar – santa e apesar de pecadora - de todos (as) que passaram pela nossa comunidade ao longo desses quase 2 séculos, contribuindo para a construção da história de fé e cristianismo em nossa cidade. Exaltou os Párocos, os Vigários, as (os) religiosas (os), os agentes de pastorais e todos que de uma forma ou de outra participaram com sua parcela de fé e entrega nessa caminhada.

Em sua fala, além de destacar a graça de comemorarmos esta grande festa de nossa padroeira, Dom José, mais de uma vez, destacou o valor santo das indulgências e a necessidade de vivermos de forma plena esse momento e nos purificarmos das mazelas dos pecados que ainda nos afligem. De forma iluminada, Dom José soube tocar a cada um (a) quanto a riqueza da passagem simbólica de cada Cristão pelas Portas Santas e citou, conclamando a todos (as) à passagem nessas Portas Santas, a possibilidade bem particular que nossa Diocese nos oferece, com as Portas do santuário em Divinópolis e em Conceição do Pará.

Ao final da celebração, os agradecimentos foram feitos aos celebrantes e, mais uma vez, o encerramento se fez com a oração à Nossa Senhora de Sant’Ana, que do alto de seu pedestal a todos “observava” e nos enchia com suas graças e bençãos de vovó e de mãe.

Mais uma vez, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que a todas (os) possibilitou esse Santo e iluminado momento.

Por: Adilson Souza
Fotos: Fabricio Pereira