Projeto Aquarela leva Alto do Rosário ao palco do Grande Teatro da Universidade de Itaúna

projeto aquarela 05 08 2016A cada semana, a programação da grande noite de entrega do Troféu Evidência, marcada para setembro, no Grande Teatro da Universidade de Itaúna, ganha novas atrações. A novidade agora é a participação do Projeto Aquarela, iniciativa das Obras Sociais da Paróquia de Sant´Ana que acolhe menores em condições de vulnerabilidade social.

Durante a solenidade de premiação, aproximadamente 25 crianças e adolescentes farão apresentações de balé, dança livre e hip hop.

Fundado em 2011, o Projeto Aquarela atende jovens de até 18 anos, no Alto do Rosário, região com grande índice de violência. A ideia, desenvolvida pelo padre Francisco Cota, com auxílio da comunidade, visa atrair esses meninos e meninas com oportunidades de aprendizado, prática de esportes e lazer, contribuindo para que saiam das ruas e permaneçam afastados dos vícios e da criminalidade.

Atualmente, são 45 inscritos nas atividades, realizadas de segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas. Os cursos e oficinas são oferecidos gratuitamente e fora dos horários de aulas, como alternativa para o tempo ocioso dos assistidos. A maioria dos alunos vive em situação de risco. O programa faz com que melhorem o convívio social e habilidades por meio da arte e de ações pedagógicas.

Além da dança, as crianças e adolescentes têm acesso às aulas de capoeira, artesanato, computação, percussão e xadrez. O Projeto Aquarela é mantido com recursos das Obras Sociais da Paróquia de Sant’Ana e também um convênio com a Arcelor Mitta. Até novembro, conta ainda com ajuda de custo do Fundo para Infância e Adolescência – FIA. O quadro pessoal é formado praticamente por voluntários.

Os alunos contam ainda com atendimento psicológico e reforço escolar. A preocupação principal da iniciativa é fornecer uma nova perspectiva para cada um dos atendidos. Não existe critério de seleção e a maioria dos participantes se inscreve por vontade própria. A única limitação é a falta de dinheiro para estender as ações, uma vez que o funcionamento é viabilizado basicamente por doações. Para quem quiser conhecer melhor o Projeto Aquarela ou contribuir de alguma forma, está disponível o telefone (37) 3073-3102.

projeto aquarela 05 08 2016

Fonte: Jornal Spasso