Papa faz doação ao Reino do Lesoto

papa francisco rezando“O Papa Francisco doou quatrocentos mil dólares ao Reino do Lesoto a fim de combater a seca que afeta o país e todo o sul da África devido ao fenômeno climático El Niño”, disse ao jornal online “African Independent” o Núncio Apostólico, Dom Peter Bryan Wells, que nos dias passados apresentou ao Rei do Lesoto, Letsie III, as credenciais para o início de sua missão diplomática.

“Trata-se de um gesto particularmente significativo, porque não é comum que o Papa faça doações desse tipo diretamente aos governos. Nos procedimentos da Santa Sé em caso de catástrofes, as ofertas são feitas através de agências como a Caritas Internacional ou as Conferências Episcopais locais”, explicou o arcebispo que é também representante pontifício na África do Sul, Botswana, Namíbia e Suazilândia.
Segundo o núncio, nesse caso “o Papa aproveitou a ocasião para demonstrar que vivemos o que dizemos, não damos simplesmente ensinamentos vazios”.
Os efeitos do El Niño no Lesoto provocaram escassez de água, fome, doenças e uma crise econômica que colocou o sul da África de joelhos, epicentro do vírus HIV/AIDS. No Lesoto, em particular, a seca causada pelo El Niño provocou uma queda de 62% na produção agrícola durante a última estação, condenando à fome mais de quinhentas mil pessoas em todos os dez distritos do país, até que em 22 de dezembro do ano passado, o primeiro-ministro, Pakalitha Mosisili, declarou estado de emergência, segundo o jornal da Santa Sé L’Osservatore Romano.
“Isso chamou a atenção do pontífice e sua resposta foi imediata”, explicou o Arcebispo de Maseru, Dom Gerard Tlali Lerotholi. A contribuição deve ser agora enviada para a Conferência Episcopal local a fim de que através de projetos especiais a Igreja Católica no Lesoto possa ajudar a aliviar os efeitos da seca.
“Faremos visitas frequentes a fim de verificar como o Governo e a Igreja local utilizam o dinheiro, e para entender o que mais precisa de ajuda”, disse Dom Wells, que recordou os apelos feitos pelo Papa Francisco a toda comunidade internacional por uma maior consciência dos prejuízos causados ao ambiente e as consequências sobre os pobres e marginalizados.
“O Santo Padre tem um afeto muito especial pela África, sobretudo pelos países pequenos que devem combater várias dificuldades”, comentou o núncio apostólico.
Por sua vez, o soberano de Lesoto manifestou sua gratidão pela ajuda da Igreja Católica nos setores da saúde e educação.
Segundo Dom Wells, o Papa sabe da instabilidade política e das polêmicas que afetam o país. A esse propósito o núncio expressou ao “African Independent” a esperança da Igreja que através da reconciliação, o diálogo e resoluções pacíficas estas dificuldades possam ser superadas.
Dom Lerotholi recordou que “como Igreja Católica, em colaboração com os membros do Conselho Cristão do Lesoto foi iniciado um diálogo para o retorno dos líderes da oposição em exílio”. “Reiteramos mais uma vez que estamos prontos para apoiar o país nesta e em todas as outras iniciativas de paz”, concluiu o Arcebispo de Maseru.

Fonte: Rádio Vaticano