Encontro Diocesano de Coordenadores de Catequese

encontro diocesano 10 2016 1

Aconteceu neste ultimo domingo, 23/10/16, o Encontro Diocesano de Coordenadores de Catequese, em Divinópolis/MG. O encontro teve como organizadores a equipe da Forania de N. Sra. Piedade, e o palestrante do dia foi o seminarista e assessor diocesano Alex Cristiano dos Santos.

O encontro teve inicio com a oração inicial e dinâmica proposta pelos organizadores que tratou sobre as dificuldades impostas pela fragilidade da natureza humana, seja numa paraolimpíada como também, e principalmente, no nosso dia-a-dia, no nosso caminhar quando às vezes somos mais um do que uma equipe, pois devemos saber ouvir sempre mais. As palavras destacadas na dinâmica foram: determinação, coragem, igualdade e inspiração. O que, em cada uma destas palavras, nos faz seguir nosso caminho?

A palestra do seminarista Alex teve como tema principal O Processo Formativo de Catequista numa Igreja "em Saída". O texto base estudado foi o Evangelli Gaudium, onde o Papa Francisco pede que a Igreja em saída avace rumo às periferias existenciais, como também a conversão pastoral e estrutural da Igreja, descentralizando e renovando as estruturas. Outro texto utilizado pelo palestrante foi o Documento de Aparecida, em sua parte que fala sobre a Formação dos Discípulos Missionários.

Tivemos uma atividade em grupo para tratar sobre as questões de ser uma Catequese em Saída - o que podemos fazer? Quais as periferias existentes em nossa Paróquia? Somos uma catequese "fechada" ou "em saída"? Nestas analises, as respostas de cada grupo foi entregue ao palestrante que irá avaliá-las posteriormente.

Durante o encontro, tivemos a visita do Pe. Lúcio, coordenador diocesano de catequese, que nos pediu para levarmos nosso aprendizado aos demais coordenadores e catequistas, e também nos deu os avisos necessários em preparação para o próximo ano.

encontro diocesano 10 2016 1

encontro diocesano 10 2016 2