HOMENAGEM AO CÔNEGO

biblioteca publica municipal

Prof. Luiz MASCARENHAS*

Na tarde de hoje, 25 de novembro do corrente ano, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura levou a efeito um Decreto Municipal de 2010 que nomeia o casarão que abriga a Biblioteca Pública Municipal de Itaúna de “Edificação Pe. José Ferreira Netto”.

Tal homenagem se incluía em tantas outras por ocasião do Centenário do Cônego José Ferreira Netto em 2010 e que agora foi tornada realidade através de pedido remetido ao Poder Público Municipal pelo atual Pároco de Sant’ana, revmo. Pe. Francisco Cotta.
O evento revestiu-se de gratidão e de boas lembranças que a memória do Pe. José Netto trás aos itaunenses. Presentes o Prefeito Municipal, Osmando Pereira da Silva, o Presidente da Câmara, Vereador Francis Saldanha, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Prof. Maria Virgínia Morais Garcia, o Pároco de Sant’ana, Pe. Francisco Cotta, o Sr. Sérgio Machado, sobrinho do homenageado e seleta plateia de autoridades e amigos do Pe. José Netto.
Na ocasião, os discursos das autoridades nomeadas, ressaltaram a vida e obra do Pe. José Netto em Itaúna- de 1943 até o seu falecimento em 2005- principalmente fora do âmbito de suas obrigações eclesiásticas, marcando assim, de forma indelével, sua presença de pastor e guia nas áreas da Educação, da Saúde e da Assistência Social.
“ Vamos fazer o elogio dos homens ilustres, nossos antepassados através das gerações. O Senhor neles criou imensa fama, pois mostrou sua grandeza desde os tempos antigos. (...) Outros, por sua inteligência, se tornaram conselheiros, e fizeram revelações proféticas. Uns guiaram o povo com suas decisões, compreendendo os costumes de sua gente e tendo palavras sábias para instruí la”- citações do Livro do Eclesiástico, utilizadas pelo Pe. Francisco para as reflexões sobre os trabalhos incansáveis do ilustre e venerado Pe. José Netto – de saudosa e feliz memória- nas terras de Sant’ana de Itaúna! Laus Deo!

*paroquiano de Sant’ana