Ex-pároco de Sant'Ana é nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba

Monsenhor Francisco

Papa Francisco nomeou como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba o Padre Francisco Cota de Oliveira, do clero da diocese de Divinópolis, atribuindo-lhe o título de bispo de Fiorentino.

Atualmente, Monsenhor Francisco Cota estava trabalhando como Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, de Pitangui, e como Ecônomo Auxiliar Diocesano.

Monsenhor Francisco Cota

Natural de Onça do Pitangui - MG, Padre Chiquinho, como é carinhosamente conhecido, nasceu no dia 05 de agosto de 1969.

Ele completou seus estudos em filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (1992-1994) e na mesma cidade estudou teologia no Instituto Dom João Rezende Costa (1995-1998).

Ordenado sacerdote no dia 01º de agosto de 1999, pela imposição das mãos de Dom José Belvino, Bispo Emérito de Divinópolis, Monsenhor Francisco já trabalhou por três paróquias da Diocese de Divinópolis. De 1999 a 2009 ele trabalhou na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Cajuru - MG. De 2010 a 2017 ele trabalhou na paróquia de Sant’Ana, em Itaúna - MG. E, desde o dia 29 de janeiro deste ano de 2017 ele está trabalhando na Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Pitangui – MG. Ele também é Promotor de Justiça na causa pela Beatificação do Servo de Deus Padre Libério.

Monsenhor Francisco também foi Assessor Diocesano de Pastoral da Juventude, Vigário Forâneo das Foranias do Divino Espírito Santo e de Sant’Ana e professor do Seminário Diocesano.

Outras nomeações

O Papa Francisco também nomeou o Padre Amilton Manoel da Silva, da Arquidiocese de São Paulo, para ser Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, e o Padre Juarez Delorto Seco, da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim - ES, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.