Encerramento da Novena de Sant'Ana

DF

Na noite de quarta, recebemos com alegria o nosso querido Dom Francisco Cota de Oliveira, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, que presidiu a missa, concelebrada por Pe. Everaldo e Pe. Douglas.

O tema deste 9º. dia da Novena em honra à Senhora Sant’Ana foi: “O cristão leigo nos areópagos modernos”. Dom Francisco, com suas sábias e incisivas palavras, nos levou a uma profunda reflexão sobre - se estamos sendo bons cristãos e quais são os novos aerópagos do mundo - espaços que devem ser ocupados por nós, como discípulos de Jesus, na missão de ser “luz do mundo e sal da terra”!

E nos lembrou: quando nos é dado um Ministério, é-nos dada também uma graça! Na anunciação, Maria reconhece a sua pequenez, mas é conduzida pelo Anjo a sentir que, mais que uma missão, Ela recebeu uma graça! Também Paulo sente o peso da missão de ser o anunciador do Evangelho de Cristo que lhe é confiada – “um tesouro escondido em vaso de barro (a sua condição humana)”. Mas com a missão vem também a graça!

E, hoje, mais uma vez, Jesus nos convida: Lançai as redes em águas mais profundas e não tenha medo de experimentar as inseguranças e as incertezas do mundo de hoje. No templo, celebramos a nossa fé, estreitamos nossa intimidade com o Cristo Ressuscitado, para, como batizados, sermos enviados ao mundo como Seus discípulos! E devemos, a cada dia nos questionar: O que significa na minha vida essa filiação divina? Levo uma vida voltada para as realidades mundanas e pagãs? De que modo estou sendo um cristão leigo ou leiga comprometida? Ou tenho sido omisso ou omissa? Eu me doo dentro desta comunidade de fé? – porque não há mais lugar na Igreja para aquele que só quer assistir! Eu ajudo a Igreja a ser uma Comunidade de Amor?  Eu tenho melhorado o mundo com meu exemplo de vida, com o meu testemunho? Como estou usando a internet, as redes sociais? Como estou fazendo a “ponte” entre a Igreja e a sociedade? E na promoção das pastorais sociais? De que maneira, por exemplo, os professores universitários, os conselheiros dos Conselhos como o da Saúde, Educação, os políticos, que são da Igreja, estão levando o seu testemunho cristão?

Dom Francisco concluiu: Que o testemunho do Apóstolo Paulo, o testemunho do Apóstolo Tiago e o testemunho de Sant’Ana nos ajudem a ser os cristãos que o mundo precisa!