Qual a diferença entre frei e padre?

frei e padre

Qual estudou mais? Quem é mais importante? Quem é melhor? Brincando para fazer pensar: tem frei que é padre e tem frei que não é padre. Tem padre que é frei e tem padre que não é frei.

Frei e padre são títulos como Bacharel, Doutor entre outros. Vamos alinhavar isso:

Significado de Padre

Padre vem de pater, que significa “pai” em latim. É um título para o sacerdote: um homem retirado do povo para servir o sagrado, para santificar, como um bom pai de família. Ao falar em padre, normalmente, pensa-se em padre que trabalha numa paróquia. Pensa-se numa espécie de pai para a comunidade.

Significado de Frei

Frei vem de frater, que significa “irmão”, “frade” em latim. Frade é membro de uma congregação religiosa, homens que vivem uma mesma regra e mesmo ideal num convento. É título do religioso. Entre si e perante os outros, os frades se chamam de frei, uma abreviação de frade.

Vocação

Ser padre é uma vocação, assim como o casamento. Ser religioso é outra vocação (ser franciscano, jesuíta, salesiano, redentorista, dominicano etc.); em mais de uma dessas congregações, seus religiosos são chamados de freis, como título interno. Os beneditinos se intitulam de “dom”). As duas vocações não se repelem. Colaboram. Há religiosos que também se tornam padres e há também frades (freis) que não são ordenados padres.
Chamamo-los de Irmãos Leigos. Dentro de um convento, podem até ser superiores, assim como vocês conhecem freiras, irmãs no mundo feminino; temos os freis e os irmãos no mundo masculino. Então, um religioso, que é ordenado padre, tem dois títulos: Padre e Frei. O grau de sacerdócio é o mesmo. Nem há diferença nos estudos: todos os padres devem ter cursos de Filosofia e Teologia como base. Alguns se especializam em alguma matéria, tanto entre os chamados padres diocesanos (ou seculares) como entre os religiosos.

Fonte: Frei Félix – Fegger, OFM Santos/SP – http://www.porciunculaniteroi.com.br/index.asp?pageURL=1335

Felipe Aquino

Publicado no portal cancaonova.com