Vivendo a Páscoa

maos dadas idoso

A experiência de levar a Santíssima Eucaristia no Domingo de Páscoa.

Bati na porta. Sem resposta. Chamei. Sem resposta também. Pela porta entreaberta, avistei uma senhora cujo branco dos cabelos já denunciava o caminho longo que percorreu. Empurrei lentamente a porta e chamei mais uma vez. Devia ser ela quem me aguardava para receber a comunhão. Mas não ouve reação. Finalmente chega uma outra pessoa e esclarece tudo: ela tem uns 90% de perda auditiva e também perda visual. Não me ouvia e nem me via direito. Mais de 90 anos. Mas fazia questão de receber a comunhão. Alegrava-se com o Evangelho. Sentei-me a seu lado e literalmente berrei o evangelho para que ela pudesse ouvir. Ouviu tudo. Riu. Comentou. Orou. Agradeceu.

Minutos depois, outra casa. Novamente adentro em território desconhecido procurando por um rosto cujo nome já tenho em mãos. Desta vez, uma voz fraca me responde. “Pode entrar!” Outra senhora com mais de 90 anos, cabelos brancos, bastante magra. Deitada em seu leito, reclama de dor. Coluna, pé. Com a família, resolvo que o melhor é conduzir a oração no quarto mesmo. Não havia, naquele momento, força física para que ela se levantasse. Deitada, com dor, fraca, ela abre um sorriso, olha para sua acompanhante e pede “aquele batom”. Estranhando o pedido, a acompanhante indaga-lhe o motivo. A senhora não hesita em responder: “Vou receber Jesus. Preciso melhorar a face. Ele é bom demais e nos ama muito.”

Meu domingo de Páscoa começou assim, vivendo na pele o verdadeiro sentido da Páscoa, a renovação da esperança, da fé, do amor maior!

Agradeço a oportunidade de receber esses presentes e desejo a todos vocês uma Páscoa iluminada, focada em seu real sentido e que lhes permita ficar mais fortes para vencer as dificuldades com a certeza que essas senhorinhas sábias têm de que somos amados incondicionalmente.

Karen M. Chequer
Ministra da Eucaristia