Semana Nacional da Família 2019

PROGRAMÇÃO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA 2019

Dia 11/08 (domingo): Abertura da Semana da Família e dia dos Pais Participação de toda a comunidade e todos os setores da Igreja 8: 00 horas: Concentração em frente à Matriz de Sant’Ana para caminhada até o Rosário, onde teremos a Celebração Eucarística com bênção especial aos pais.

Dia 12/08 (2ª feira): participação do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar (noivos em preparação para a Vida Matrimonial, Encontro de Namorados), das Equipes de Nossa Senhora e toda comunidade. 19:00 horas: Celebração Eucarística seguida de Coroação de Nossa Senhora pelos casais – Matriz de Sant’Ana

Dia 13/08 (3ª feira): participação da Pastoral Familiar (Grupos de Vivência e Partilha, pessoas em 2ª União, Núcleo de Assistência à Família - NAF) e toda a comunidade. 18:30 horas: Terço das Famílas, com participação do “Terço dos Homens”. 19:00 horas: Celebração Eucarística – Matriz de Sant’Ana

Dia 14/08 (4ª feira): participação da Pastoral Familiar (Grupos dos Recém-Casados e dos Grupos “Acolher e Conviver”) e toda a comunidade. 18:00 horas: Adoração ao Santíssimo 19:00 horas: Celebração Eucarística – Matriz de Sant’Ana

Dia 15/08 (5ª feira): participação de toda comunidade Missas na intenção das famílias: 7:00 horas - Martiz de Sant’Ana 9:00 horas - Capela Nossa Senhora do Rosário (Festa do Reinado) 18:00 horas – Capela Nossa Senhora do Rosário (Festa do Reinado) 19:00 horas: Matriz de Sant’Ana

Dia 16/08 (6ª feira): participação do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) e suas famílias, ECC e toda a comunidade. 18:30 horas: apresentação musical do EAC
19:00 horas: Celebração Eucarística com coral do EAC – Matriz de Sant’Ana

Dia 17/08 (sábado): Encerramento da Semana Nacional da Família toda a Pastoral Familiar, todos os setores da Igreja e toda comunidade. 16:00 Horas: Celebração Eucarística – Matriz de Sant’Ana

A FAMÍLIA, COMO VAI?

Com o tema “A Família, com vai?”, a Semana Nacional da Família deste ano quer indicar a necessidade da família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar convida toda a Igreja a fazer uma pergunta diante da realidade da família no momento atual. Depois de um Sínodo sobre a Família que discutiu os desafios pastorais da família no contexto da evangelização, é urgente encontrar meios eficazes para acompanhar os casais e as famílias afastadas da comunidade eclesial, como também manter viva a fé e o compromisso dos que já vivenciam a vida comunitária.
“Somos convidados a refletir sobre a iniciação à vida cristã, que deve começar no seio da família, pois é nela que devemos, por primeiro, conhecer e aprender a amar a Deus”, destaca Padre Jorge Alves Filho, assessor nacional da Comissão Vida e Família.
O tema deste ano é uma retomada da reflexão que marcou a Campanha da Fraternidade de 1994. Ao voltar ao passado e ver o quanto a Pastoral Familiar já cresceu, percebe-se que a família busca e precisa aprofundar cada vez mais a sua missão na Igreja e na sociedade para conquistar um papel decisivo e central.
O Padre Jorge Alves assinala que a pergunta “A Família, como vai?” continua ser também para a Igreja um desfio não só por causa da complexidade que responder a ela envolve, mas principalmente porque também o mundo parece esperar a resposta para ajudá-lo a não ferir mais a própria família que, não deixou de ser a célula da sociedade.