Encontro Diocesano da Pastoral Familiar

(37) 3242-3641


 

     Aconteceu no dia 1º de março deste ano o 1º ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR DE 2020 no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis. Foi um encontro de formação, e teve a participação de 37 paróquias da Diocese. Foram abordados e avaliados os serviços da Pastoral Familiar, estabelecendo um processo de colaboração com as demais pastorais afins à família, procurando criar um clima de comunhão e participação. Especificamente neste encontro o foco foi para o Setor Pré Matrimonial, com suas três etapas: a preparação remota, preparação próxima e preparação imediata.

     Na preparação remota o objetivo é despertar nas crianças e jovens o sentido cristão e a perenidade do matrimônio, preparando- os para a vida familiar e matrimonial, alertando-os para os valores éticos da solidariedade, generosidade, fraternidade, respeito, justiça e paz. Também desenvolver, de acordo com a realidade de cada paróquia, temas relativos à vida familiar junto à catequese, Crisma, Grupo de Jovens, escolas, além de atender solicitações para desenvolvimento de outros assuntos como drogas, namoro, amizade, gravidez, aborto, etc. E também promover encontros de namorados, levando-os a ter um namoro com responsabilidade, já se preparando para um futuro noivado e casamento.

     Já nas etapas próxima e imediata os objetivos são o Encontro de Noivos, já desenhado na forma de acolhimento e de 12 encontros, visando formar namorados firmes e noivos quanto à importância de uma vida conjugal e familiar cristã. É também importante manter uma equipe de trabalho de animação da Liturgia do sacramento do matrimônio, numa conscientização do valor profundo dessa cerimônia.

     A Paróquia de Sant’Ana esteve presente no encontro através de seu casal coordenador Olber e Marluce e do casal Hilton e Claudilene, responsável pelo setor de Nova União. Outras paróquias da Forania de Sant’Ana, como a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Paróquia Nossa Senhora da Piedade também participaram com seus representantes.

     O encontro contou com a participação do Bispo Dom José Carlos, além de palestras e oficinas para apresentação e discussão dos temas, terminando com a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Anderson, com a participação do seminarista Felipe.

     Ainda este ano há programação para mais dois encontros, um para formação do Setor Casos Especiais, em junho, e outro para o Setor Pós Matrimônio, em agosto.

 


Paróquia Sant'Ana de Itaúna
Diocese de Divinópolis

Praça Dr. Augusto Gonçalves, 344 - Centro
CEP.: 35.680-054 ITAÚNA-MG
Telefone: (37) 3242-3641
WhatsApp: (37) 3242-3641
E-mail: contato@paroquiadesantana.com.br

Expediente Paroquial

Atendimento da Secretaria:
De Segunda-feira a Sexta-feira de 7:30h às 17h30

Atendimento dos Padres:
Quarta-feira e Quinta-feira: 8h30 às 10h | 14h às 16h