Orientações Pastorais - Diocese de Divinópolis

(37) 3242-3641


 

POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA

ORIENTAÇÕES PASTORAIS AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE DIVINÓPOLIS

PREVENÇÃO É TAMBÉM EXPRESSÃO DE COMPAIXÃO!

     Diante da ameaça que, a cada dia, vem se tornando mais próxima e preocupante da expansão do contágio do Coronavírus e sendo conhecida a informação de casos suspeitos no Estado, determinamos que no âmbito das celebrações litúrgicas ou nas concentrações de pessoas para algum fim religioso nesta nossa Diocese: 

  1. Não haja união das mãos para o Pai-nosso;
  2. Não seja dado abraço da paz; 
  3. A comunhão seja recebida somente nas mãos;
  4. Durante a celebração da paixão do senhor, na sexta-feira santa, não haja o beijo na cruz, que pode ser substituído pela contemplação silenciosa da cruz (conforme indicação do próprio Missal Romano).

     Pedimos cordialmente que as pessoas com sintomas de resfriado ou gripe não participem das celebrações e reuniões na Igreja, seguindo a instrução médica convencional de guardar repouso. 

     Sabemos que há outras formas de contágio, mas não custa ocupar-nos destas prevenções, mesmo que sejam insuficientes, a fim de que possamos colaborar com a iniciativa dos segmentos de saúde dos municípios e para que não sejamos uma coletividade descuidada e irresponsável neste tempo de expansão deste vírus. 

     Estes gestos a serem temporariamente evitados são sempre possíveis em ocasiões onde não haja riscos de qualquer contaminação nociva à saúde pública. Neste tempo, em que sabidamente pessoas das cidades de nossa Diocese estiveram, estão e estarão em países e locais onde poderiam contrair o vírus (aeroportos, peregrinações e outras viagens), pedimos que todos se atenham a esses cuidados. Atribuímos a cada fiel a parcela de responsabilidade e de seriedade no acato desta determinação. Rezamos e esperamos que, em tempo curto, a situação esteja sanada ou sob controle e se possam retornar essas práticas onde elas forem comuns. 

O INFORMATIVO ACIMA FOI PASSADO PELO DOM JOSÉ CARLOS DE SOUZA CAMPOS, BISPO DE DIVINÓPOLIS-MG. FIQUEM ATENTOS. 

https://diocesedivinopolis.org.br/c/noticias/orientacoes-pastorais-para-prevencao-coronavirus


Paróquia Sant'Ana de Itaúna
Diocese de Divinópolis

Praça Dr. Augusto Gonçalves, 344 - Centro
CEP.: 35.680-054 ITAÚNA-MG
Telefone: (37) 3242-3641
WhatsApp: (37) 3242-3641
E-mail: contato@paroquiadesantana.com.br

Expediente Paroquial

Atendimento da Secretaria:
De Segunda-feira a Sexta-feira de 7:30h às 17h30

Atendimento dos Padres:
Quarta-feira e Quinta-feira: 8h30 às 10h | 14h às 16h