Paróquia Sant’Ana se prepara para a Solenidade de Corpus Christi

corpus christ 2015 7Santo Tomás de Aquino afirmou: ... “Nenhum outro sacramento é mais salutar do que a Eucaristia. Pois, nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais.”A origem da Solenidade de Corpus Christi, que celebraremos no próximo dia 26 de maio, na quinta-feira posterior à Festa da Santíssima Trindade,

deve ser vista em conexão com a devoção ao Santíssimo Sacramento que desabrochou poderosamente ao longo do século XII e na qual se realçava de maneira particular a presença real do “Cristo Todo” no pão consagrado. Em 1264, o Papa Urbano IV tornava o evento uma instituição oficial da Igreja. A partir do século XIV, as procissões foram sendo incorporadas à celebração desta festa. O Concílio de Trento reconhece que, pela piedade popular, foi sendo introduzido na Igreja de Deus o costume de celebrar anualmente, em dia festivo, o excelso Sacramento e declara que, com honra e reverência, seja levado em procissão pelas ruas e lugares públicos. No Brasil, esta festa veio através dos colonizadores portugueses e nos tempos faustosos e solenes de D. João VI e dos Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, era um misto de festa da Casa Real, da Igreja Católica e do povo, nele incluídos os escravos. Esta versão brasileira tinha até o troar dos canhões, as bandas de música, muito luxo com carruagens, roupas douradas, gente importante na vida política da nação, disputando a honra de tocar com suas mãos o “Pálio”, aquela proteção de tecidos finos, bordados à mão com fios de ouro, que protege o sacerdote que leva e eleva a “Hóstia Santa”. E desde então, a Festa de Corpus Christi é celebrada com uma profusão de cores, música e expressões de grandeza. Uma festa barroca que até hoje manteve a tradição de se fazer os tapetes de ruas, que acontecem em inúmeras cidades, geralmente com voluntários e devotos que mantêm vivo a piedade e arte populares. Esta festa religiosa revela a fé do nosso povo, deixando claro que o raio laser e a informática ainda não destruíram o costume.

Na Paróquia de Sant’Ana, a Festa do Corpo de Cristo não poderia ser diferente e é preparada com bastante antecedência, já que para homenagear o “Cristo Vivo”, um belo e tradicional tapete é confeccionado em volta da Praça da Matriz de Sant’Ana. A tradição iniciou-se há mais de cinquenta anos, e o entorno da praça era enfeitado por seus moradores, por incentivo do saudoso Padre José Ferreira Netto. Nos anos 60 a 80 o tapete foi coordenado pelo querido professor Marco Elísio Coutinho e desde então pela gestora cultural Bel de Abreu.

O tapete é religioso e também uma expressão cultural. Para tecê-lo é reunido um número considerável de artistas plásticos e desenhistas, e pessoas dos mais diversificados segmentos da comunidade. Usando materiais descartáveis ou recicláveis, que são doados por inúmeras empresas, a criatividade do itaunense é capaz de descobrir utilidades originais para o pó de café, a areia, as cascas de ovos, a serragem, a raspa de couro, de pneu e mais de uma centena de pó corante, entre outros. Em um tapete de pura devoção, todos os detalhes são observados, começando pelo antecipado tingimento dos materiais e o traçado feito pelo serviço municipal topografia. No dia da festa, pelo amanhecer os quadros são numerados e logo após desenhistas, membros de pastorais, centenas de crianças e a comunidade em geral comparecem a Praça para confeccionarem belos tapetes, com símbolos litúrgicos, e assim ornarem a passagem mais tarde do “Santíssimo Sacramento em procissão”. São oitenta e sete tapetes de 6m x4m e quatro “âncoras” nas curvas que aos poucos vão revelando que a Festa do “Corpo de Deus” é um respeitoso olhar para o chão, quando o homem medita sobre a transitoriedade da vida e uma maravilhosa experiência cristã de “Comunhão”. E depois na procissão os símbolos criados vão sendo destruídos pelos pés e a praça espera mais um ano para ser enfeitada novamente.

Por: Bel de Abreu

Na Paróquia de Sant’Ana a programação para a Festa de Corpus Christi neste ano será:

24 de maio - 19h Adoração Eucarística nas capelas de todas as comunidades da paróquia;

25 de maio - De 19h às 19h30 Adoração Eucarística na Matriz, e, em seguida, a Santa Missa;

26 de maio - 7h Missa na Matriz e bênção de envio para a confecção do "tapete de Corpus Christi";

17h Início da procissão com o Santíssimo Sacramento, em seguida Bênção e Santa Missa.

corpus christ 2015 1

corpus christ 2015 2