Solenidade da Imaculada Conceição

No dia 08 de dezembro celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição. A expressão Imaculada Conceição passou a ser um título de Nossa Senhora, que significa “concebida sem mancha”. Desde o momento da sua concepção, Maria foi preservada da mancha do pecado original.

A Imaculada Concepção da Virgem Maria é um Dogma de Fé proclamado, no dia 8 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX.

A predestinação de Maria, como a de cada um de nós, é relativa à predestinação do Filho. Cristo é aquela "estirpe" que teria "esmagado a cabeça" da antiga serpente, segundo o livro do Génesis (cf. Gn 3, 15); é o Cordeiro "sem mancha" (cf. Êx 12, 5; 1 Pd 1, 19), imolado para redimir a humanidade do pecado. Na perspectiva da morte salvífica dele, Maria, sua Mãe, foi preservada do pecado original e de todos os outros pecados. A vitória do novo Adão contém inclusive a da nova Eva, mãe dos redimidos. Deste modo, a Imaculada constitui um sinal de esperança para todos os seres vivos, que derrotaram Satanás por meio do sangue do Cordeiro (cf. Ap 12,11). (São João Paulo II)

Nesta data, nossa paróquia, juntamente com a Comunidade Imaculada Conceição, esteve em festa e celebrou, com alegria e fervor, essa grande Solenidade.

Nossa Senhora da Conceição, rogai a Deus por todos nós!