Encontro de Encerramento dos Trabalhos da Paróquia em 2020

“O amor me explicou tudo” (São João Paulo II)

A experiência do encontro pessoal com Cristo é “o manancial da ação evangelizadora.

“Vinde e adoremos o Salvador”, aconteceu no dia 17/12 na Comunidade São Vicente de Paulo e Santa Teresinha - Bairro Universitário às 19h30 um encontro presencial visando o encerramento dos trabalhos do ano 2020 de nossa Paróquia. Um momento de integração e comunhão para refletir e mostrar a força da Pastoral de Conjunto, analisando e avaliando sobre os passos dados pela comunidade, às dificuldades encontradas ao longo do caminho e os desafios enfrentados nesse tempo de pandemia e planejar a ação pastoral para 2021.

Marcaram presença os membros do Conselho Pastoral Paroquial, representantes de Movimentos e Pastorais, Padre Everaldo, Padre Douglas e Irmã Aparecida da Congregação Pequenas Irmãs de Santa Teresinha.

Padre Everaldo iniciou com a exposição do Santíssimo Sacramento, refletindo “o Encontro com o Cristo”. Um convite que Jesus nos faz para ficarmos com Ele e segui-Lo da forma como fez com Pedro e André diante da pergunta: “onde moras?”. Com sua resposta: “vinde e vede”. Ele nos convida ao encontro e seguimento de seus ensinamentos. Jesus continua se dirigindo a cada um de nós com uma pergunta que nos remete ao centro do nosso coração, àquilo que nos move: “quê estais buscando?” Sua pedagogia é a da pergunta que des-vela, pois nos move a fazer um percurso interior e a encontrar-nos com a fonte que alimenta e inspira. E terminou com a benção do Santíssimo.

A seguir o membro da Equipe R. EJC da Forania Sant’Ana, Adilson, partilhou sobre a Pedagogia do Encontro. Ele nos falou sobre a última encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti”, onde o Papa Francisco nos faz uma convocação a vivermos unidos em uma grande comunidade global, dedicada à fraternidade e à amizade social, inspirado no exemplo de São Francisco de Assis. Adilson salientou a necessidade do encontro para fazer crescer a espiritualidade da fraternidade como forma de resolver os problemas sociais, principalmente dos mais pobres e fragilizados.

Logo após, Ederson, Coordenador do CPP, apresentou o carisma e as ações, fazendo menção ao organograma da Paróquia. Ressaltou a participação e dedicação de todos os membros das pastorais e movimentos de nossa paróquia. Destacou com louvor a contribuição dinâmica da Pascom e da Pastoral da Acolhida nesses tempos de pandemia. Mostrou a necessidade de avançarmos na Comissão de Serviço de Caridade, Justiça e Paz, com destaque para à Pastoral da Criança, em 2021. Lembrou que temos junto a nossa comunidade os coordenadores diocesanos, Padre Douglas e Irmã Aparecida e que aguardam indicações de leigos fiéis para essa Pastoral na Paróquia. O Coordenador do CPP convidou representantes de movimentos e pastorais para explanar rapidamente sobre suas atividades em 2020 diante das adversidades da pandemia.  Patrícia, presidente da comissão dos 180 anos, apresentou a trajetória até o presente momento e anunciou às boas novas que ocorrerá até 07/04/2021, o dia que a paróquia completa os 180 anos, com a presença de Dom José para o encerramento.  A pastoral do Dízimo na pessoa da sua coordenadora, Ana Paula, pontuou sobre a forma de pagamento do dízimo e a solicitação das formas mais tradicionais de devolução para melhor aproveitamento do mesmo em nossa comunidade. Ederson terminou sua apresentação agradecendo novamente a presença de todos e motivando a não desaminarmos, sempre com olhar esperançoso, pois JESUS sempre vem ao nosso encontro e permanece conosco.

Já caminhando para a finalização, Júnia, jovem atuante na Pastoral da Juventude de nossa paróquia, vem ao encontro dos participantes com uma reflexão sobre o tempo de advento e preparar a “casa interior” para receber o hóspede mais que especial, o Salvador. Quais adereços preciso retirar, faxinar? E que luzes preciso ascender para receber nesse dia o rei dos reis, Aquele que é o centro do nosso encontro?

Finalizando o encontro, Padre Everaldo adentrou a capela com a imagem de Jesus Menino e colocando na manjedoura, dirige -se aos agentes e conselheiros propondo para 2021 a retornada dos encontros e reuniões em um formato novo e seguro para esses tempos de pandemia podendo contar com os sacerdotes. Agradeceu a participação de todos os presentes e foi rezada por todos a oração do “Conselheiro” e logo após concedeu a todos a benção final e os votos de um Santo e feliz Natal.

Vale ressaltar também a presença especial da equipe de música que foi composta pelos artistas Lucas e Tarcísio.

Presença marcante da Equipe de acolhida da nossa paróquia que recebeu a todos dentro do carisma Mariano, do cuidado com e zelo para com os irmãos, que ao despedir de todos ofertou brindes de evangelização e os votos de uma boa noite.