Carta a Forania de Sant’Ana

Carta ao amado povo de Deus presente na Forania de Sant’Ana: cidades de Itaúna e Itatiaiuçu

Considerando o estado de pandemia que vivemos, em sua realidade atual, com hospitais superlotados e insuficiência na resposta às demandas sanitárias atuais, especialmente as advindas desta realidade pandêmica vivenciada; as orientações do Plano “Minas Consciente”, em especial as relativas a “onda roxa”, na qual estão inseridos os 853 municípios do Estado de Minas Gerais; as orientações de nosso bispo diocesano, Dom José Carlos de Souza Campos, expressas em Carta publicada em 13 de março de 2021; nós, padres da Forania de Sant’Ana, achamos, por bem:

➢ Suspender temporariamente as celebrações com a presença de fiéis: missas e batismos. Aqueles que estão com casamentos agendados, devem entrar em contato com a secretaria paroquial para receber as devidas orientações. As missas acontecerão por meio das mídias sociais.

➢ Permanecer abertas as secretarias paroquiais. O atendimento continuará por agendamento, obedecendo-se os protocolos sanitários preconizados: uso de máscara, higienização, distanciamento social etc..

As orientações acima apresentadas entram em vigor imediatamente, permanecendo válidas até que sejam dadas novas orientações. Todos somos responsáveis pela atual realidade que vivenciamos. Chegamos a ela pela desobediência aos protocolos de segurança sanitária preconizados: aglomerações, o não uso da máscara em lugares e situações em que ela é preconizada etc.. A superação deste momento depende de nós. “Ora et labora”. É preciso rezar e trabalhar. Assumamos o compromisso de rezar, mas também de trabalhar para a superação desta realidade pandêmica que nos assola. Nosso futuro se encontra em nossas mãos. Que Deus, em sua infinita misericórdia, nos abençoe e nos guarde.

Itaúna, 17 de março de 2021

Memória litúrgica de São Patrício, Bispo