Carta ao Hospital Manoel Gonçalves e aos Profissionais da Saúde

“... O amor me explicou tudo...” (São João Paulo II)

Ao Hospital Manoel Gonçalves e a todos os profissionais da saúde de Itaúna,

Paz e bem!

A Igreja Católica sempre desempenhou importante papel na história das cidades mineiras e brasileiras. Não foi diferente em Itaúna; e neste ano, completamos 180 anos de implantação da Paróquia de Sant’Ana, fundada em 1841, sessenta anos antes da emancipação do município.

Em 1916, foi lançada a pedra fundamental da Fundação Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira. No dia 14 de novembro de 1919, foi feita a bênção do edifício pelo Arcebispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, com a presença do fundador da instituição e, a pedido dele, tendo o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro da Santa Casa.

Desde então, durante todos esses anos, até os dias de hoje, de forma ininterrupta, houve uma coadjuvação belíssima entre a Paróquia de Sant’Ana e a Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, hoje Hospital Manoel Gonçalves.

Desde o início, até o final da década de 1970, houve um Sacerdote Capelão que mantinha as atividades de atendimento espiritual dos pacientes e familiares. Também desde a fundação tivemos a presença das Irmãs Auxiliares da Piedade, que faziam praticamente todas as funções na atividade hospitalar até o ano de 1947, inclusive com a participação da Irmã Benigna, hoje em processo de beatificação.

Além disso, o processo de evangelização também esteve presente de forma muito ativa através de missas, da presença dos padres da cidade e do Grupo Ágape com a distribuição da Comunhão Eucarística, terços, orações, adoração ao Santíssimo e, acima de tudo, acolhimento cristão às pessoas enfermas. As celebrações das 15 horas, aos sábados, na Capela do Hospital, presididas pelos saudosos, Padre Waldemar Antônio e Padre José Netto, permanecem marcadas nas memórias dos fiéis.

Contudo, vivemos hoje um momento histórico, uma pandemia causada pelo Novo Coronavírus (COVID-19) que ceifou centenas de milhares de vidas, com adoecimento ainda de muito mais, causando sofrimento de todas as formas e em todas as idades e locais.

Assim, a Paróquia de Sant’Ana, celebrando os 180 anos de sua presença em Itaúna e aproveitando o período Pascal, intensifica suas preces às pessoas afetadas por essa doença e às suas famílias, inclusive às famílias enlutadas. Em especial, rezamos e agradecemos, aos profissionais da saúde e, publicamente, ao Hospital Manoel Gonçalves, bem como a todos os seus funcionários, independente de qual função exerçam na instituição, além de todos os profissionais de saúde de nossa querida Itaúna que, direta ou indiretamente, trabalham para que as ações de prevenção e tratamento sejam instituídas e mantidas na nossa cidade, de forma que possamos dizer no final: “Cristo ressuscitou – a vida triunfou!”

Segundo Dom Bosco, “nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso melhor presente a Ele”. Que pela intercessão da Senhora Sant’Ana, nossa padroeira, Deus, na sua infinita bondade, possa nos proteger, nos conceder sabedoria para realizarmos boas práticas e darmos testemunho comprometido com o Evangelho.

Desejamos a todos, pela celebração da vitória pascal de Cristo, uma Feliz Páscoa. E rogamos sobre todos as bênçãos de Deus.

“Que Deus vos abençoe e vos guarde.

Que Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós.

Que Ele volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz!” (cf. Nm 6,24-26).

Itaúna, O5 de abril de 2021.

Segunda-feira na Oitava da Páscoa do Senhor.

Pe. Everaldo Quirino Ferreira

Pároco