Celebração da Missa do Crisma

No dia 11 de junho de 2021, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na Catedral do Divino Espírito Santo em Divinópolis, foi celebrada a Missa do Crisma de nossa Diocese. A Celebração, que sempre acontece na Quinta-feira Santa, dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, devido as circunstâncias atuais da pandemia da Covid-19, aconteceu nesta última sexta-feira. Estiveram presentes apenas o Bispo Diocesano, Dom José Carlos; o Bispo Emérito de Almenara, Dom Hugo; os 4 diáconos, 75 padres (diocesanos e religiosos) e os seminaristas diocesanos.

"Celebrar a Missa dos Santos óleos é celebrar a unidade diocesana. A Missa crismal, portanto, é quase epifania da Igreja, corpo de Cristo organicamente estruturado, que, em seus vários ministérios e carismas, exprime, pela graça do Espírito, os dons nupciais de Cristo à sua esposa peregrina no mundo (Ef 5,27).

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção” (Lc 4, 18). Cristo Jesus é o Ungido do Pai, por excelência. Também nós cristãos fomos ungidos pelo Espírito de Cristo. Daí a riqueza do simbolismo que impregna esta celebração da Missa do Crisma.

Na Bíblia, o óleo é símbolo do Espírito Santo: é usado como consagração (Gn 28,18; Ex 30, 22-23; 40,9; 1Sm 10,1; 1Rs 19,16; Sl 45,8; At 10,38), como bênção (Sl 133,2), como cura (Mc 6,13; Lc 10,34; Tg 5,14), sinal de hospitalidade (Lc 8,36-50) símbolo do amor (Ct 1,12; Jo 12,1-8; Mc 14,3-9) e como conservação contra a corrupção (Mc 16,1; 14,3-9).

Com seu extraordinário sentido simbólico, o óleo faz-nos entender a grandeza do mistério que celebramos na fé: o santo Crisma (mistura de óleo e perfume) simboliza o próprio Espírito Santo com o qual Jesus foi consagrado para a missão messiânica.

O Padre, homem escolhido entre homens e constituído em favor de todos, é discípulo missionário servidor do povo de Deus. E sustentado pela contínua busca da santidade de vida, é facilitador desse indispensável e inadiável encontro pessoal com o Cristo vivo, levando todos ao reconhecimento e à sabedoria de pautar a sua vida tendo Deus como seu centro e fonte inesgotável do seu sentido. O sacerdote, por isso mesmo, faz anteceder às suas muitas tarefas no labor de cada dia a serviço do povo, anunciando o Evangelho, o cuidado e o compromisso com a condição do seu ser. É a santidade de vida que alavanca, fecunda e torna exitoso o serviço prestado na condição própria de sacerdote."

Nessa Solene Celebração, todo o clero diocesano renova as promessas sacerdotais pronunciadas no dia de suas ordenações e, ao final levam consigo, para a comunidade eclesial onde se encontram, os Santos óleos que foram consagrados e que serão utilizados nos sacramentos do Batismo, Confirmação, Ordem e Unção dos enfermos,  além de serem utilizados na consagração do Altar e dedicação de igrejas. Estes Santos óleos serão sinal de unidade e fonte de bênçãos, para todos os que com ele forem ungidos.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Fonte: CNBB