Semana Santa 2022

(37) 3242-3641


             A Semana Santa é o tempo em que nós cristão católicos temos a oportunidade de refletir sobre a grande riqueza da vida, paixão e ressurreição de Jesus. Este tempo é propício para fazermos uma caminhada espiritual. Assim, a Semana Santa deve ser celebrada na nossa vida pessoal, familiar, comunitária e social.

            A Paróquia Sant’Ana de Itaúna, bem como toda a Igreja Católica, iniciou a piedosa Semana Santa com o Domingo de Ramos: dia no qual a liturgia recorda que, durante cinco semanas da Quaresma, preparamos os nossos corações pela Oração, Penitência e Caridade. Neste dia nós celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém.

            Na Segunda-Feira da Semana Santa, nossa Paróquia viveu devotamente a procissão com Nosso Senhor do Passos, da Igreja Matriz de Sant’Ana à Comunidade da Gruta de Nossa Senhora de Itaúna, onde o Padre Douglas Amaral presidiu a Santa Missa, concelebrada pelos demais padres. Na Terça-Feira vivenciamos a procissão com Nossa Senhora da Dores, da Igreja Matriz de Sant’Ana à Comunidade de Nossa Senhora das Graças, onde o Padre Geraldo Viegas presidiu a Santa Missa, também com a presença dos demais padres. Na Quarta-Feira, cada um dos padres deram início à Santa Missa nas comunidades em que estavam as imagens; e em seguida, saíram em direção à Igreja Matriz de Sant’Ana, onde houve a continuação da Celebração e Belíssimo Sermão do Encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.

            Já na Quinta-Feira Santa: abertura do Tríduo Pascal, tivemos o privilégio de escutar as belas palavras do Padre Giovanni que proferiu a homilia da Santa Missa. Neste dia, acontecem dois ritos litúrgicos importantíssimos para a Igreja: Missa do Crisma ou dos Santos Óleos (Em nossa Igreja particular de Divinópolis essa missa acontece na Catedral do Divino Espírito Santo) e a Instituição da Santa Ceia e o Lava-Pés: Liturgia realizada sempre à noite neste dia. Jesus mostra aos discípulos o dom da Autoridade e do Serviço.  

            Um gesto marcante! Durante a missa da Instituição da Santa Ceia e o Lava-Pés, nosso Pároco, Padre Everaldo Quirino, num gesto maravilhoso, lavou os pés dos profissionais da educação de algumas  instituições da cidade de Itaúna. Ele nos emocionou ao terminar de lavar os pés dos profissionais. Dirigindo-se ao Padre Giovanni, lavou-lhe o pé em sinal de agradecimento pela missão realizada em nossa cidade de Itaúna e sobretudo pela dedicação ao ministério sacerdotal em nossa Igreja particular.

            Ainda na Quinta Santa, tivemos o rito da Vigília Pascal: na missa, após a Oração da Comunhão, as hóstias foram retiradas do Sacrário e colocadas no Altar da Vigília. Foi retirada a toalha do altar, relembrando a prisão de Jesus, no Horto das Oliveiras e todo o sofrimento que irá enfrentar até a morte na cruz. A Vigília Pascal é preparação para Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. A Liturgia inicia com a invocação à Santíssima Trindade e, encerra com a bênção final no Sábado Santo, encerrando a Vigília Pascal.

            Sexta-Feira da Paixão: pela manhã, às 06 horas, saímos em Caminhada Penitencial pelas ruas do Centro de Itaúna em direção à Capela de Nosso Senhora do Rosário. Na chegada, o Padre Everaldo conduziu uma celebração penitencial, que possibilitou aos fiéis o reconhecimento das faltas para melhor celebrar o Mistério Pascal. Às 09h tivemos o Ofício de Trevas, momento de oração profunda e marcante para aqueles que conseguiram adentrar ao mistério da Paixão de Cristo. Às 13:30 vivenciamos a Via Sacra com os jovens do EAC. Foi um momento ímpar. Ao redor da praça Dr. Augusto Gonçalves, os jovens encenavam a Paixão do Senhor. Muitas pessoas estavam ali, vivenciando aquele momento único! Às 15h aconteceu a celebração da adoração de Cristo na Cruz. Este momento foi muito forte porque refletimos e rezamos a vida sofrida do Cristo inocente. Procedemos a adoração à Cruz de forma contemplativa. Momento inesquecível! Muitas pessoas participaram desta Ação Litúrgica. Pessoas de várias idades se aproximavam da Cruz para contemplar o rosto de Nosso Senhor Jesus Cristo, crianças, jovens e idosos. Uns se ajoelhavam, outros inclinavam a cabeça, outros em prantos, alguns mandavam beijos para Jesus. Enfim, todos estavam ali com a mesma intenção, adorar nosso Senhor, representado na Cruz.

            Por fim, às 19:30 aconteceu o Sermão do Descendimento da Cruz. O povo se reuniu na praça, onde o coral ambientava o momento com belos cantos. Em seguida, os padres se sentaram ao lado esquerdo do Crucificado. Do meio do povo sai o Jovem Seminarista Ronivon, que cabisbaixo, piedosamente, se dirigiu ao púlpito para proferir o Sermão. Agradecendo ao Pároco a oportunidade de estar ali, iniciou o Sermão. Depois do Solene Sermão e Descendimento, o seminarista convidou ao povo para, em silêncio, dar início à procissão com o Senhor Morto. A procissão parecia não ter fim, duas filas enormes de fiéis, aos poucos, se formavam. Homens e mulheres de todas as idades estavam ali, para num gesto de caridade, sepultar Nosso Senhor. Como de costume, ao chegar na Igreja Matriz, a imagem é depositada num lugar apropriado e o povo se despede do Nosso Senhor, levando consigo ramos aromáticos para suas casas.       

            Sábado Santo: último dia da Vigília. Saímos em procissão do meio da praça, com a Luz do Cristo no Círio até a nossa Matriz de Sant’Ana. Nesta noite, entoamos o Glória solenemente. Os sinos da Matriz se dobraram, que linda noite! O Exulte era proclamado: Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira. Nesta noite de Alegria Verdadeira, houve Batismo, Primeira Comunhão e Crisma de uma jovem catecúmena. Uma linda celebração, a Igreja cheia de fiéis. Era visível a alegria do povo, pois confiantes, sabem que a Ressureição é certa.  

            Domingo da Páscoa: Dia da Ressurreição do Senhor Jesus. Iniciamos nosso Domingo bem cedo com a missa da Ressurreição às 06h. Saímos em procissão com o Santíssimo Sacramento e retornamos para nossa Matriz de Sant’Ana, onde celebramos solenemente a Santa Missa. Ainda à noite, celebramos a Santa Missa do Triunfo de Nossa Senhora.

 


Paróquia Sant'Ana de Itaúna
Diocese de Divinópolis

Praça Dr. Augusto Gonçalves, 344 - Centro
CEP.: 35.680-054 ITAÚNA-MG
Telefone: (37) 3242-3641
WhatsApp: (37) 3242-3641
E-mail: contato@paroquiadesantana.com.br

Expediente Paroquial

Atendimento da Secretaria:
De Segunda-feira a Sexta-feira de 7:30h às 17h30

Atendimento dos Padres:
Quarta-feira e Quinta-feira: 8h30 às 10h | 14h às 16h