Ceia do Senhor e Cerimônia do Lava-pés

O gesto do lava-pés, realizado por Jesus no contexto da última ceia, nada mais é do que a materialização do amor em sua dimensão mais profunda. De fato, a ênfase narrativa está voltada a atitude de Jesus, que ama os seus até o fim e se lhes apresenta como a grande medida do amor. Com efeito, em que pese a construção cênica carregada de símbolos que recordam atitudes de humildade e desprendimento, a ação contumaz de Jesus quer explicitar a vivência do amor como ponto alto do ser cristão. Compreendendo a nobreza do mandamento novo, os cristãos de todos os tempos são chamados a se debruçarem sobre os pés dos outros para servi-los. Amar concretamente o outro é trazer algo novo para ele: purificar, santificar, levar a vida do outro a ser melhor. Nisso consiste o amor em sua expressão mais sublime.