Evangelho

pe guilherme machado

Comentário ao Evangelho do 12o Domingo Comum 20/06/2021 (Mc 4,35-41)

feito por Padre Guilherme*

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

É comum no lago de Genesaré, também referido como “mar da Galileia”, a ocorrência de ventos súbitos, que causam grande agitação das águas. Isso se deve às correntes de ar do Mar Mediterrâneo que se chocam com os ventos que vêm do deserto sírio.

Mais que descrever uma situação de dificuldade, o evangelista apresentou uma experiência de fé. Fazendo o vento desaparecer e o mar se aquietar, Jesus revela Sua identidade.

A situação caótica de vento e mar agitados, balançando o barco, compara-se aos momentos de tribulação que, no curso da vida, tiram a segurança e a tranquilidade do ser humano.

A repreensão de Jesus aos discípulos foi um chamado à tomada de consciência que, estando junto d’Ele, não precisavam ter medo. Os discípulos continuaram amedrontados. Não mais da tempestade, mas por não compreenderem que força era aquela de Jesus.

A pergunta dos discípulos no final, “quem é Jesus?”, é um convite à reflexão sobre quem é este a quem o mal não pode vencer. E se conseguimos nos lembrar da presença e do poder de Jesus em nossa vida, sobretudo nos momentos desafiadores.

__________________

*Padre Guilherme da Silveira Machado é administrador paroquial na Paróquia de São Sebastião, em Leandro Ferreira.