Evangelho

pe guilherme machado

Comentário ao Evangelho do 19o Domingo da Tempo Comum 13-08-2017 (Mt 14,22-33)

feito por Padre Guilherme*

Depois da multiplicação dos pães, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” 28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: ‘Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. 33Os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”.

Quando mandou os discípulos partirem no barco enquanto despedia a multidão, Jesus parecia querer amenizar o entusiasmo dos deles pela multiplicação dos pães.

Ficaram, portanto, sozinhos. Foi ocasião propícia para Jesus, com mais um sinal, concluir o ensinamento que tinha iniciado na multiplicação: de que era mesmo o Filho de Deus. Caminhar sobre as águas revelou o domínio sobre as forças da natureza, uma atribuição divina.

Ao verem alguém andando sobre as águas, os discípulos sentiram medo. Mesmo Jesus dizendo ser Ele mesmo, Pedro pediu uma demonstração. Jesus atendeu. E, quando Pedro deu mais atenção ao vento que soprava, começou a afundar. Em outras ocasiões, as reações de Pedro mostram que a fé dos discípulos era questionada e provada. Demonstravam ter fé, mas uma fé que precisava ser amadurecida.

Esse trecho pode ser relacionado ao episódio da tempestade acalmada (Mt 8,25-26). Em ambas passagens, a presença de Jesus neutraliza a ação das forças contrárias. Nas duas situações, para o vento parar foi necessário fé.

Com Jesus no barco, o vento cessou. Hoje, a figura desse barco pode evocar a Igreja, meio com o qual se pode atravessar as águas incertas da vida. É necessário coragem e confiança na presença divina em Jesus. Com Ele, os ventos contrários deixam de ser impedimento e é possível seguir em frente.

__________________

*Padre Guilherme da Silveira Machado é administrador paroquial na Paróquia de São Sebastião, em Leandro Ferreira.

Confira o vídeo (através do link abaixo) postado no Youtube por nossa Diocese:

Estas informações estão sendo atualizadas. Desculpe-nos pelos transtornos.

Para devolver o Dízimo ou se tornar um novo dizimista basta procurar a Secretaria Paroquial ou os agentes da Pastoral do Dízimo nas Celebrações Dominicais.

Procedimento para habilitação do Processo para o Sacramento do Matrimônio

1 – Documentação a ser apresentada no ato de preenchimento do Processo Matrimonial: → Batistério – fazer o requerimento na Paróquia em que foi batizado (a). → Certificado ou declaração do Curso de Noivos. → Carteira de Identidade (não podendo ser carteira de habilitação). → CPF. → Comprovante de endereço dos noivos – deve constar nome dos pais ou dos nubentes.

2 – Dias e horários de Celebração do Matrimônio: Na Matriz de Sant’Ana: Sextas-feiras: 20h (À primeira sexta-feira de cada mês, a celebração do Matrimônio na Matriz acontece às 20h30). Sábados: às 10h ou 11h, 17h30 e 19h. As celebrações também podem acontecer em qualquer outra Capela da Paróquia em data e horário a serem agendados na Secretaria da Paróquia.

3 – Celebrações do Matrimônio assistidas pelos padres: Sextas-feiras 20h, Sábados 11h e 17h30. O Matrimônio das 19h é assistido por Testemunha Qualificada para o Matrimônio (Ministro). Se houver celebração do Matrimônio na Matriz de Sant’Ana e na Capela de Nossa Senhora das Graças no horário de 17h30 do sábado, uma das celebrações será assistida por um Padre e a outra por uma Testemunha Qualificada para o Matrimônio. (O Padre atenderá ao horário da primeira marcação).

4 – Tempo para o agendamento: Os fiéis que residem no território da Paróquia Sant’Ana, deverão fazer o agendamento com 11 meses de antecedência à data escolhida para a Celebração do Matrimônio. (Ou menos de 11 meses, se houver data e horário disponíveis). Os fiéis que residem fora do território da Paróquia (transferência), deverão fazer o agendamento com nove meses de antecedência à data escolhida para a Celebração do Matrimônio. (Ou menos de nove meses, se houver data e horário disponíveis), e, nestes casos, a habilitação do processo deverá ser realizada na Paróquia onde residem os noivos. Se a dada prevista para o agendamento for dia de sábado, domingo ou feriado, o agendamento deverá ser feito no dia anterior (véspera).

5 – Os nubentes que lavrarem o Processo de Habilitação Matrimonial na Paróquia Sant’Ana, têm o prazo de 30 dias para fazerem a entrevista com o Padre para a conclusão do processo. Horários de atendimento dos Padres: Sextas-feiras – agendamento de 14h as 16h

6 – Em caso de transferência trazer declaração de que o processo encontra-se em andamento.