Festa de Sant'Ana 2016 - 5º Dia

festa santana 21 07 16 11O padre Breno Antônio dos Santos foi o celebrante convidado para o 5º dia da novena e preparação para a festa de Sant’Ana! Ele abriu a noite de festa com uma Santa Missa iluminada que contou com as maravilhosas vozes e instrumentistas do Coral de Jovens do EAC!

Primeiramente, padre Breno comentou as leituras e ressaltou a importância de nos abrirmos aos ensinamentos do Senhor no sentido de viver cada vez mais e melhor o amor, abrindo-nos para acolher e atender nosso próximo. Desta forma, entenderemos as parábolas de Jesus e estaremos voltados para a vontade Dele.

Nesse sentido, ele ligou a reflexão ao tema: “Dar de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede, primeira e segunda obras de misericórdia corporais”, alertando a todos que não basta fazer o bem a quem nos faz o bem. Para mudar o mundo para melhor é necessário fazer o bem a quem não é capaz de nos retribuir, como o Pai fez conosco, doando-nos Jesus.

Ele ainda enfatizou que dar de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede vai muito além do material, precisamos pedir a Deus para nos mostrar também como auxiliar aqueles que estão com fome e sede da palavra, do amor de Deus.

É importante observar que “O amor da Igreja pelos pobres faz parte de sua tradição constante. Inspira-se no Evangelho das bem-aventuranças, na pobreza de Jesus e em sua atenção aos pobres. O amor aos pobres é também um dos motivos do dever de trabalhar ‘para se ter o que partilhar com quem tiver necessidade’. Não se estende apenas à pobreza material, mas também às numerosas formas de pobreza cultural e religiosa” (CIC, n. 2444).

O Padre Breno finalizou lembrando que Jesus nos ensina que, ao acolhermos o outro, acolhemos a Ele próprio: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mateus 25,40).

Que um dia, ao nos encontrarmos com o Senhor, Ele possa olhar em nossos olhos e nos dizer: Eu estive com fome e me destes de comer, eu estive com sede e me destes de beber!

Texto: Cristina Freitas
Fotos: Cristiano Carvalho