Festa de Nossa Senhora do Rosário

(37) 3242-3641


Muita fé marca a festa que acontece há mais de 200 anos. A devoção a Nossa Senhora do Rosário é passada de geração em geração e mesmo com as limitações do cenário atual, os fiéis de todas as partes puderam acompanhar a celebração da Santa Missa através da transmissão no YouTube.

 

Um pouco sobre a história:

A Festa de Nossa Senhora do Rosário celebra a vitória dos cristãos na Batalha de Lepanto, durante a qual as forças do Islão foram derrotadas sob a proteção da Virgem do Rosário, acontecimento que motivou uma comemoração especial pela liturgia da Igreja por determinação do Papa Gregório XII. ⠀⠀

Desde o início da colonização brasileira, a Igreja Católica ensinou que os festejos religiosos deveriam ter a novena, a missa cantada, a benção do Santíssimo, o Te Deum – cerimônia de ação de graças - e a procissão. Esta determinação valia para qualquer tipo de irmandade ou confraria de qualquer que fosse a classe social. O missal vinha do Vaticano com as orações, ofícios e regras de como realizar o ritual.

Curiosidade sobre o Reinado:

As Guardas de Moçambique ou as Guardas de Catopés de Minas Gerais contam uma bela história sobre a chegada da imagem de Nossa Senhora do Rosário ao Brasil. Ela teria ficado agarrada em um banco de areia, após o naufrágio de um navio que a transportava para uma capela de negros no litoral nordestino. Os padres, ansiosos à beira da praia, pediram aos marinheiros que fossem buscá-la. Dispostos, eles foram até o local, mas não conseguiram retirá-la devido ao peso e à profundidade em que se encontrava. Os padres, então, recorreram aos caboclos e aos índios - exímios nadadores e conhecedores do mar tropical - que ali estavam a recolher parte da carga do navio que era jogada na praia pelas ondas. Esses sim, com dificuldade, conseguiram trazê-la. Mas, para a surpresa de todos, no dia seguinte, a imagem reapareceu no mesmo banco de areia. Quando os padres olharam para um canto da praia e viram os negros assentados humildemente a contemplar a cena, e sem o poder de opinarem sobre o fato, é que se deram conta de que haviam encomendado a imagem para a devoção dos caboclos e índios.

 

 

 


Paróquia Sant'Ana de Itaúna
Diocese de Divinópolis

Praça Dr. Augusto Gonçalves, 344 - Centro
CEP.: 35.680-054 ITAÚNA-MG
Telefone: (37) 3242-3641
E-mail: contato@paroquiadesantana.com.br

Expediente Paroquial

Atendimento da Secretaria:
De Segunda-feira a Sexta-feira de 7:30h às 17h30

Atendimento dos Padres:
Quarta-feira e Quinta-feira: 8h30 às 10h | 14h às 16h