Jubileu dos 180 Anos

Paróquia Sant’Ana de Itaúna, uma história de fé e vida!

Irmãos em Cristo, caríssimos fiéis...

Nossa paróquia Sant’Ana, no decorrer de 7 de abril de 2020 a 7 de abril de 2021 promoveu vários eventos em comemoração aos seus 180 anos de existência: uma história de fé e vida!

A Igreja Matriz de Sant’Ana testemunhou muito da história de Itaúna e, sempre bela e altaneira, foi mudando ao longo dos anos. É a casa do Senhor, grande patrimônio religioso, artístico e cultural do povo itaunense. Quantos passaram por ela e contribuíram para essa história de fé, de esperança e de amor ao próximo!

Sabendo que o tempo atual exige de nós a renovação de nossas forças missionárias para promover a paz, oferecer a misericórdia de Cristo e reacender a esperança, buscamos ser uma Igreja em saída, fundada nos pilares da Palavra de Deus, da Eucaristia, do amor e da missão; levando sempre o bom perfume do amor de Cristo a todos, certos de que ninguém pode se excluir da alegria trazida pelo Senhor. Nosso projeto concentrou-se sempre no próprio Cristo que devemos conhecer, amar e imitar hoje e sempre!

Vale ressaltar que teríamos inicialmente, vários eventos presenciais. Contudo, com a pandemia, toda nossa programação foi remodelada, não deixando de acontecer, colocando tudo sempre nas mãos de Deus.

Ao longo deste período procuramos resgatar a história de nossa paróquia, lembrando tantas pessoas importantes que por aqui passaram e deixaram seu testemunho de amor à Igreja de Cristo. Averiguamos seus passos mais marcantes e importantes criando uma linha do tempo, onde a história da Paróquia foi contada em capítulos, de forma virtual, lembrando as suas 3 construções ao longo dos 180 anos de vida.

“Aproximem-se do Senhor, que é pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e de muito valor aos olhos de Deus. Entrem, como pedras vivas, na construção de um templo espiritual, para formarem um sacerdócio santo e oferecerem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. “(I Pedro 2,4) Também de forma virtual, apresentamos a história de vida de Padre Nilo Caetano Pinto, grande servo do Senhor e homem dos sete sacramentos. Em 14 capítulos ricos de testemunho de vida e doação, pode se conhecer aquele que passou por nossa cidade fazendo o bem e levando tantos à comunhão com Deus.

Apresentamos também a história de vida de Padre José Ferreira Netto, 43 anos de dedicação à Paroquia Sant’Ana. Uma vida sendo o bom Pastor, merecedor de eterno reconhecimento. Tantas mudanças e crescimento da Igreja de Cristo foram vividas neste tempo, criando novas paróquias e capelas.

E, finalmente, lembramos o padre Waldemar Antônio Pádua Teixeira, modelo de santidade, nítida simplicidade e atenção aos outros, exemplo vivo do evangelho e apostolado de Cristo.

A cada dia 07 do mês, recebemos em nossa paróquia, sacerdotes que estiveram aqui como párocos e vigários, grandes colaboradores de nossa vivência paroquial sempre ativa e entusiasta, eles foram e são verdadeiros testemunhos da poderosa ação do Espirito Santo.

Promovemos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, colocando sempre nossas intenções pelo fim da pandemia, pelos enfermos, pela unidade da Igreja e pela plenitude de nossa querida Paróquia Sant’Ana; “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.”

Finalmente em 07 de abril de 2021, vivemos os 180 anos de nossa Paróquia Sant’Ana, quando tivemos a visita de nosso conterrâneo, Bispo Dom José Carlos, fazendo o descerramento de uma placa inaugural lembrando os 180 anos. Como parte dos festejos e dentro das limitações atuais, tivemos um dia de adoração ao Santíssimo Sacramento agradecendo tantas bençãos derramadas sobre toda comunidade itaunense, povo de Deus, Igreja Peregrina: “Carta de Cristo escrita não com tinta, mas pelo Espirito de Deus do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne, isto é, no coração.” (2 Cor).

Buscamos ser uma comunidade que é lugar de encontro com Deus e com os irmãos, de portas abertas a evangelizar e testemunhar a presença do Ressuscitado!

Onde Jesus nos chama? Não há fronteiras, não há limites, nos envia a todos!

Uma Igreja em saída é a comunidade de discípulos missionários que se envolvem, que acompanham, que frutificam.

“Coisas que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem jamais imaginou. Tais são as coisas que Deus preparou para os que o amam. (1 Cor 2:9)