brasao paroquial

No dia 26 de julho de 2011 e em comemoração aos 170 anos de sua criação, a Paróquia Sant’Ana de Itaúna lançou seu brasão paroquial. Criado pelos paroquianos Sr. Geovane Alves de Oliveira e Sr. Luiz Antônio Rocha Mascarenhas e aprovado pelo Revmo. Sr. Padre Francisco Cota de Oliveira, o brasão paroquial traz símbolos da vida desta comunidade de fé.

O QUE É UM BRASÃO?
Um brasão é uma insígnia, um distintivo ou um símbolo de alguma pessoa, família ou instituição. Um Brasão Paroquial trata-se de um símbolo, portanto, que identifique, represente gráfica e artisticamente a paróquia. Existe uma Ciência chamada Heráldica que se dedica a descrição e criação de brasões. Trata-se de uma Arte muito antiga, medieval. A Heráldica possui algumas dezenas de regras e a Heráldica Eclesiástica, por sua vez, também possui suas regras.

CONHECENDO NOSSO BRASÃO:
Em nosso brasão paroquial, figuram três elementos da Heráldica Eclesiástica, são eles: a Cruz (chamada cruz hastil), o escudo e o listel (que é a faixa que circunda o Brasão).

A CRUZ HASTIL: Lembra a Cruz processional que precede a equipe de Liturgia e as procissões da Igreja. O seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo é que direciona e guia a Paróquia, CRISTO farol de nossa fé! Na Cruz, a Salvação! Feita em ouro, quer simbolizar a realeza de Cristo.

O ESCUDO: encontra-se dividido em três partes, simbolizando o mistério da Santíssima Trindade. Em seu flanco esquerdo, encontra-se uma pomba, simbolizando o Divino Espírito Santo. Faz referência à nossa Diocese. É o Espírito Santo quem rege, vivifica, santifica, ilumina toda a Vida Eclesial! Trás ainda cor vermelha, cor do fogo do Espírito Santo e que, em conjugação com a cor verde lembra as cores municipais e as nossas origens portuguesas.

Em seu flanco direito, visualiza-se o Santo Sacrifício, A Santa Missa, ponto central da vida paroquial. Os símbolos da Mesa da Palavra e da Mesa Eucarística, o pão e o vinho e a Bíblia aberta, é a grande fonte onde a Paróquia busca seu sublime e sacrossanto alimento que traz a Vida Eterna. Apresenta-se em campo verde, significando a esperança verdadeira do cristão, que aporta na Palavra e na Eucaristia e que, em associação com a cor vermelha nos remete às cores de nossa bandeira municipal.

Na base do escudo encontra-se um símbolo mariano, as letras A e M sobrepostas, referindo-se a saudação do anjo Gabriel à Virgem: "Ave Maria". É a devoção a Nossa Senhora, tão cara à nossa Paróquia e à nossa cidade. A cor desse campo é o azul, a nos lembrar o manto de Maria Santíssima que envolve toda nossa querida Itaúna e também nos lembra a Imaculada Conceição, Padroeira da nossa diocese.

Na extremidade inferior percebe-se o símbolo das águas de um rio, o Rio São João. Águas que também nos reportam às águas lustrais do Batismo, o Santo Batismo, a porta dos sacramentos que nos nos tornam límpidos e nos introduz na Vida em Cristo, na Vida da Igreja, na Vida Paroquial.

No centro do escudo, figura nossa excelsa Padroeira, a Senhora SANT’ANA! Padroeira paroquial e municipal! Sant’Ana Mestra a ensinar as escrituras à sua filha Maria Santíssima: o ramo florido do qual brotou para nós o Salvador.


O LISTEL: é a faixa que circunda o escudo, nela vemos a identificação literal da Paróquia. Registra também duas datas, que são datas de significativa relevância histórica: 1841: o ano da criação da paróquia e 1961: ano da publicação da Bula do Papa João XXIII, que decretou Sant’Ana, padroeira de Itaúna.

Paróquia Sant'Ana de Itaúna

Praça Dr. Augusto Gonçalves, 344 - Centro
CEP.: 35.680-054 ITAÚNA-MG
Telefone: (37) 3242-3641
E-mail: contato@paroquiadesantana.com.br

Expediente Paroquial

Atendimento da Secretaria:
De Segunda-feira a Sexta-feira de 7:30h às 17h30

Atendimento dos Padres:
De Terça-feira a Quinta-feira: 8h30 às 10h | 14h às 16h