Brasão Paroquial

brasao paroquial

No dia 26 de julho de 2011 e em comemoração aos 170 anos de sua criação, a Paróquia Sant’Ana de Itaúna lançou seu brasão paroquial. Criado pelos paroquianos Sr. Geovane Alves de Oliveira e Sr. Luiz Antônio Rocha Mascarenhas e aprovado pelo Revmo. Sr. Padre Francisco Cota de Oliveira, o brasão paroquial traz símbolos da vida desta comunidade de fé.

O QUE É UM BRASÃO?
Um brasão é uma insígnia, um distintivo ou um símbolo de alguma pessoa, família ou instituição. Um Brasão Paroquial trata-se de um símbolo, portanto, que identifique, represente gráfica e artisticamente a paróquia. Existe uma Ciência chamada Heráldica que se dedica a descrição e criação de brasões. Trata-se de uma Arte muito antiga, medieval. A Heráldica possui algumas dezenas de regras e a Heráldica Eclesiástica, por sua vez, também possui suas regras.

CONHECENDO NOSSO BRASÃO:
Em nosso brasão paroquial, figuram três elementos da Heráldica Eclesiástica, são eles: a Cruz (chamada cruz hastil), o escudo e o listel (que é a faixa que circunda o Brasão).

A CRUZ HASTIL: Lembra a Cruz processional que precede a equipe de Liturgia e as procissões da Igreja. O seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo é que direciona e guia a Paróquia, CRISTO farol de nossa fé! Na Cruz, a Salvação! Feita em Jalde (ouro), quer simbolizar a realeza e o poder de Cristo.

O ESCUDO: Encontra-se dividido em zona superior e inferior, sendo a zona superior dividida em dois flancos, formando três partes, que simbolizam o mistério da Santíssima Trindade.

Na zona superior, em Sinistra (flanco esquerdo), encontra-se uma pomba, simbolizando o Divino Espírito Santo. Faz referência à nossa Diocese. É o Espírito Santo quem rege, vivifica, santifica, ilumina toda a Vida Eclesial! Em Gules (vermelho), cor do fogo do Espírito Santo e que, em conjugação com o Vert (verde) lembra as cores municipais e as nossas origens portuguesas.

Na zona superior, em Dextra (flanco direito), visualiza-se o Santo Sacrifício, A Santa Missa, ponto central da vida paroquial. Os símbolos da Mesa da Palavra e da Mesa Eucarística, o pão e o vinho e a Bíblia aberta, a grande fonte onde a Paróquia busca seu sublime e sacrossanto alimento que traz a Vida Eterna. Apresenta-se em Vert (verde), significando a esperança verdadeira do cristão, que aporta na Palavra e na Eucaristia e que, em associação com o Gules (vermelho) nos remete às cores de nossa bandeira municipal.

Na zona inferior encontra-se um símbolo mariano, as letras A e M sobrepostas, referindo-se a saudação do anjo Gabriel à Virgem: "Ave Maria". É a devoção a Nossa Senhora, tão cara à nossa Paróquia e à nossa cidade. Em Blau (azul) esse campo nos faz lembrar o manto de Maria Santíssima que envolve toda nossa querida Itaúna e também nos lembra a Imaculada Conceição, Padroeira de nossa diocese.

Em sua extremidade inferior percebe-se o símbolo das águas de um rio (três faixas em Blau (azul)), o Rio São João. Águas que também nos reportam às águas lustrais do Batismo (faixa em Argento (branco)), o Santo Batismo, a porta dos sacramentos, que, na Trindade Santa, nos tornam límpidos e nos introduz na Vida em Cristo, na Vida da Igreja, na Vida Paroquial.

No centro do escudo, figura nossa excelsa Padroeira, a Senhora SANT’ANA! Padroeira paroquial e municipal! Sant’Ana Mestra a ensinar as escrituras à sua filha Maria Santíssima: o ramo florido do qual brotou para nós o Salvador.

O LISTEL: Em Argento (prata), representa as virtudes, fé, pureza e integridade que essa porção do Povo de Deus busca incessantemente. Nele vemos em Sable (preto), a identificação literal da Paróquia. Registra também duas datas, que são datas de significativa relevância histórica: 1841: o ano da criação da paróquia e 1961: ano da publicação da Bula do Papa João XXIII, que decretou Sant’Ana, padroeira de Itaúna.