Entre os dias 12 e 19 de agosto de 2018 será celebrada, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família, evento promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, que tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesmo tema do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublim, Irlanda, em agosto. Portanto, devemos nos preparar para viver, intensamente, a alegria que os eventos proporcionarão.

Segundo Pe. Jorge Filho, Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, cada cristão batizado precisa esforçar-se para ser no mundo um evangelizador e transmissor das mensagens contidas no evangelho. " Motivados pelo tema do IX Encontro Mundial das Famílias, queremos, juntos com o Papa, nos empenhar para anunciarmos o Evangelho da Família que deve ser a alegria para o mundo".

Evento realizado anualmente e que já faz parte do calendário de milhares de paróquias do país, a Semana Nacional da Família foi realizada, pela primeira vez, como resposta ao desejo de se fazer algo em defesa, promoção e valorização da família. Para isso, foi escolhida a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, com a proposta da Pastoral Familiar de articular-se com todas as demais pastorais da Igreja no sentido de evangelizar as famílias.

Programação da Semana Nacional da Família, na paróquia Sant'Ana, em Itaúna:

semana familia 2018 programacao

No dia 26 de novembro, foi aberto, na Igreja no Brasil, o Ano do Laicato, que terá como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”.

“O Ano do Laicato nos empolga e fomenta em nós uma feliz e agradável expectativa, para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Severino Clasen.

O bispo espera que, no Ano do Laicato, a partir de cada reflexão, os leigos possam ouvir Jesus Cristo os chamando e os enviando para serem sal, luz e fermento na massa. “Vamos todos, através da oração e meditação da Palavra de Deus, de olhos abertos para a realidade onde vivemos, transformar as injustiças em relações de paz e amor”, exorta.

Para o bom êxito do Ano Nacional do Laicato, que seguirá até o dia 25 de novembro de 2018, o assessor da Comissão para o Laicato, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, aponta que é preciso, em primeiro lugar, a abertura do coração, presença e participação de todos. “É participando que a gente vai adquirir conhecimentos, experiências, vai entender melhor a nossa identidade como cristão leigo e leiga, a nossa vocação, espiritualidade e missão”, garante.

Laudelino faz, ainda, um apelo para que todos contribuam com o sucesso do Ano do Laicato. “Você, aí, que é cristão leigo e leiga ou você que tenha algum ministério na igreja, mesmo não sendo ordenado, religioso ou religiosa, diácono, bispo ou presbítero, você pode, com a sua presença, com a sua participação, levar o bom êxito para o Ano Nacional do Laicato.

Confira a mensagem de Dom José Carlos para este Ano Nacional do Laicato:

Fonte: Diocese de Divinópolis

NOVAVIDA TopoSite

A Missão Nova Vida tem um convite especial para você!
Todo segundo domingo do mês temos nosso encontro às 9h30 na CapelaSão Vicente de Paulo no Orfanato de Itaúna (Avenida Getúlio Vargas).
Convide a sua família e os seus amigos, venha viver conosco este momento incrível e participar da Santa Missa.
Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja com você hoje e sempre.

#UhEhNovaVida
Facebook/Instagram: @missaonovavidaitauna

avatar 7

300 anos de bênçãos - 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba.

Cent MarcaPrincipal CMYK

Orações jubilares para o Centenário das Aparições de Fátima: Símbolo dos Apóstolos, Oração pelo Papa, Oração pela Paz e Oração Jubilar de Consagração.

mg

O Santuário Nossa Senhora da Piedade está com uma programação especial para celebrar o Jubileu de 250 anos de peregrinações ao Santuário da Padroeira de Minas.