Missão Nova Vida

nova vida 2016

“Nova Vida” é um curso de formação espiritual básica, católico, baseado na apresentação do Kerigma, conforme a metodologia desenvolvida pela Escola de Evangelização Santo André (EESA).

A “EESA” foi fundada na década de 80 a partir da primeira Escola de Evangelização no México (Escola de Apóstolos), pelo leigo católico José Prado Flores em parceria com o Padre Emiliano Tardif, respondendo ao chamado do Papa João Paulo II a uma Nova Evangelização; de maneira especial, nova em seus métodos.

A EESA é uma escola que procura a capacitação de formadores para as paróquias e também formadores de formadores.

O retiro Nova Vida foi ministrado pela primeira vez em Itaúna em 2004, direcionado aos catequistas e crismandos da paróquia Sant’Ana, sendo dirigido por alguns catequistas que já tinham feito o curso juntamente com a “Comunidade Católica Árvore da Vida” de Belo Horizonte.

Por algum tempo o curso “Nova Vida”, permaneceu sendo realizado uma vez ao ano e direcionado aos crismandos da paróquia Sant’Ana.

Desde 2014, a catequese crismal e o retiro Nova Vida formaram um “Núcleo de Oração” que se reúne semanalmente para rezar, meditar a palavra e discernir sobre a catequese e os retiros conforme a inspiração unânime que vier no coração do “Núcleo”, buscando sempre a superação da vontade humana pela obediência à vontade de Deus.

Com o esforço para que todos os crismandos da paróquia de Sant’Ana participassem do retiro Nova Vida, sem que os números de inscrições ultrapassassem o limite sugerido pela metodologia do curso, houve uma necessidade de que o mesmo fosse ministrado duas vezes ao ano.

Esse trabalho foi acompanhado de perto pelo padre Adriano Bolognani, então responsável por acompanhar a catequese crismal da paróquia Sant’Ana.

Sem sombra de dúvidas esse esforço e dedicação coletiva foi um “divisor de águas” na catequese crismal da paróquia, podendo ser percebido pelo aumento na frequência dos adolescentes aos Sacramentos da Reconciliação e Eucaristia e, também, pelo despertar da vocação de catequista.

Mas um problema ainda era nítido e desafiador: a empolgação religiosa de grande parte desses jovens não conseguia sobreviver ao “boicote espiritual” vindo de dentro de casa, dos próprios pais.

Foi quando no início do ano calendário de 2014, após uma reunião do “Núcleo” e posterior reunião com o Padre Adriano Bolognani, foi decidido agendar mais um retiro Nova Vida (a totalizar três para aquele ano de 2014) onde seriam convocados a participarem os pais e padrinhos dos crismandos, visando defender a continuação da caminhada na Fé daqueles adolescentes.

Chegada a data do primeiro retiro para adultos (pais e/ou padrinhos de crismandos) uma certa decepção nos rondou. É que o número de inscrições foi pequeno, considerando que cada crismando tinha pelo menos um dos pais (ou responsável) e mais um padrinho.

Mas Deus sabe tudo e já tinha tudo planejado. Tivemos apenas que ser dóceis ao Espírito Santo para compreendê-lo e amorosamente corajosos para obedecê-lo.

As inscrições para aquele primeiro retiro para adultos foram então abertas para outras pessoas (mesmo que não fossem pais ou padrinhos) e das mais diversas paróquias, para que estes pudessem também tirar proveito do que Deus tinha para os oferecer.

Chuva de Graças é a expressão humana mais próxima para descrever o que aconteceu naquele retiro para adultos em 2014. Presenciamos com certo grau de espanto verdadeiras curas interiores e conversões. Adultos se entregando emocionados à Deus, pedindo para serem ouvidos em confissão por um sacerdote após dezenas de anos, outros pedindo para receberem o sacramento da Eucaristia pela primeira vez e, quase todos, saindo com uma vontade grande de se engajarem nos movimentos da nossa Santa Igreja Católica.

Naquele momento a certeza de que nossa missão seria conduzir um trabalho de espiritualização tanto de jovens quanto de adultos, favorecendo a evangelização e crescimento espiritual das famílias, já estava em nosso coração, conforme o sentimento que se iniciou desde o primeiro retiro para adultos em 2014.

Intensificamos então os nossos os estudos e orações para a formatação da Missão Nova Vida da Paróquia Sant’Ana.

Missão Nova tem por objetivo responder ao chamado de Jesus, que nos enviou para evangelizar até os confins da Terra (Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura – Mc 16,15); formando cristãos mais íntimos ao Amor de Deus, prestando um serviço de apoio ao crescimento e desenvolvimento da espiritualidade comunitária; atuando também em parceria com as paróquias e movimentos pastorais, para que todos realizem bem a grande vocação missionária da Igreja de evangelizar e testemunhar a santidade, amando a Deus e ao próximo, dentro dos princípios éticos, doutrinários, morais e espirituais da Igreja Católica Apostólica Romana.

A Missão Nova Vida segue o Carisma de São Paulo, cuja missão foi pregar o Kerigma com poder a todos os povos conforme Ef 3,8 (“A mim, o menor dentre os apóstolos, foi dada a graça de anunciar a todos a incalculável riqueza de Cristo”).

Para isso, a missão Nova Vida utiliza o princípio pedagógico do mesmo São Paulo, conforme 1Cor 3,6 (“Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer”).

Viver e respeitar o carisma apostólico de São Paulo requer que a pregação do Kerigma pela Missão Nova Vida pode ser enviada a todas as paróquias desta e de outras dioceses, bem como a todos aqueles que, em qualquer lugar, desejarem uma mudança de vida (Conversão) por meio da evangelização, submetendo-se às normas emanadas pela Igreja Católica Apostólica Romana e em obediência aos seus representantes, padres e bispos; conforme expresso em 1Cor 9,16: “Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe” .