CPP - Conselho Pastoral Paroquial

O Conselho Paroquial Pastoral, CPP, é um grupo de leigos que assume, junto com os padres da paróquia, a condução da comunidade paroquial.

Os membros do CPP são aqueles que têm o cuidado pastoral paroquial, ou seja, líderes, agentes de pastoral, coordenadores de pastorais, movimentos e serviços, representante dos religiosos e religiosas e os padres da paróquia.

O CPP tem como competência a tratativa de assuntos de pastoral. Suas finalidades são: O cuidado com o planejamento, a execução e a avaliação das resoluções e compromissos assumidos; o acompanhamento de toda a vida pastoral da comunidade paroquial; e o zelo pela unidade na caminhada pastoral da paróquia. Ele é um órgão tanto de reflexão e planejamento como de ação. Sua principal missão, contudo, é levar a comunidade paroquial a assumir a fé de forma concreta.

O CPP tem a sua razão de ser no fato de a Igreja ser toda ela ministerial, ou seja, todos os batizados, sem exceção, são chamados a participar ativamente da missão da Igreja. Ele é essencial à vida de uma paróquia, porque é através dele que a comunidade, direta e indiretamente, assume o compromisso cristão, compromisso este oriundo do batismo e da confirmação.

Os membros da comunidade paroquial podem participar das reuniões do CPP levando ao conhecimento do pároco o assunto que gostaria de ver tratado nas reuniões, ou sendo convidado para tomar parte, de forma extraordinária, de uma ou mais reuniões do mesmo.