Projeto Aquarela

projeto aquarela

O programa atende especialmente crianças e adolescentes de 05 a 16 anos da Comunidade do Rosário, que comparecem para as atividades e disponibiliza serviços complementares na atuação da família, escola, não existindo contraprestação, atendendo 35 entre crianças e adolescentes frequentes.

Atendendo a finalidade social, prescrita em seu estatuto, as obras sociais da Paróquia Sant’ana de Itaúna inauguraram em 12/11/2011. O programa sócio educativo denominado “Projeto Aquarela”.

Com o objetivo de promover, fortalecimento de vínculos, a socialização, incentivar, difundir e democratizar o acesso à cultura, ao lazer, à informação, elevação da escolaridade, alimentação e esporte.

O Projeto Aquarela atua em regime de apoio socioeducativo em meio aberto (eca, art.90, inciso ii), inserido em área de vulnerabilidade social.

Funcionamento do Projeto:

O projeto funciona de segunda a sexta-feira, de 17:30 às 19:30, no sistema de oficinas de: capoeira, percussão, hip-hop, ballet, artesanato e informática e auxílio no dever de casa, para aqueles que necessitam. Após as atividades, é feita a leitura do evangelho, como tradução de valores éticos, socias e cristãos. Em seguida é servido um lanche a cada um dos participantes.

Eventos:

• Gincana- (janeiro/fevereiro).
  • Passeios.
  • Apresentacão -dia das mães (maio).
  • Festa julhina (julho).
  • Colônia de férias (julho).
  • Apresentação-dia dos pais e da família.
  • Semana das crianças- recreações e passeios(outubro).
  • Apresentação e comemoração de aniversário do projeto(novembro).
  • Festa de natal e encerramento do ano (dezembro).
  • Comemoração dos aniversáriantes a cada bimestre.
  • Participação e apresentação, à eventos na cidade, atentendo a convites.

Oficinas:

• Artesanato – desenvolver a criatividade e habilidades específicas, despertar o senso de coletividade.
  • Hip hop- é desenvolvida a dança como referencia de disciplina, respeito ao próximo, não a qualquer tipo de violência.
  • Capoeira – fomentar o sentido de comunidade, estimulando o convívio, a cooperação, lealdade e respeito mútuo e disciplina.
  • Xadrez – desenvolver a tolerância, a autonomia e a concentração.
  • Percussão – proporcionar a vivência da cultura, música e ritmo.
  • Informática – incentivar a descoberta de informações e conhecimentos básicos dos cursos de informática.
  • Ballet- desenvolver a dança como fonte de integração as artes e a cultura.
  • Leitura do evangelho - traduzir e desenvolver valores sociais, éticos e cristãos.
  • Lanche- momento de socialização, conversa e entretenimento entre as crianças e adolescentes.

Equipe:

Nossa equipe é formada por uma coordenadora, uma monitora com seis instrutores para cada uma das oficinas: artesanato, capoeira, hip-hop, ballet, xadrez, informática e percussão. Contamos também, com alguns voluntários, durante a semana, e nos eventos realizados no Projeto Aquarela, ou passeios e excursões.

Justificativa:

O projeto está inserido em área de vulnerabilidade social e tem como foco um espaço de convivência onde as crianças e adolescentes da comunidade do rosário tem acesso ao fortalecimento de vínculos, a socialização, incentivo à cultura, ao lazer, à informação, elevação da escolaridade e alimentação.

MENSAGEM FINAL - PARA REFLETIR

“TUDO QUANTO FIZESTES A UM DESTES PEQUENINOS, É A MIM QUE O FIZESTES”.
(Mateus 25,40)