EJC - Encontro de Jovens com Cristo

ejc

(adaptado das Diretrizes do EJC)

O Movimento EJC, tem como objetivo principal evangelizar o jovem de 18 a 30 anos e conduzi-lo para sua verdadeira vocação de cristão. Essa expressão, “Encontro com Cristo” sugere uma oportunidade de o jovem encontrar consigo mesmo, com o próximo e com Deus.

O encontro pretende aproximar e oportunizar a criação de laços entre o Jovem e Cristo e, seguidamente com sua Igreja, e conduzi-lo a um processo de conversão diária e santificação que deverá culminar com uma participação ativa na vida de comunidade. O Movimento visa também criar uma consciência sobre a necessidade de preparo individual para o enfrentamento de temáticas próprias do tempo da juventude, como: drogas, prostituição, corrupção, violência, namoro e sexualidade, conflitos na convivência familiar, dentre outros.

E busca, ainda, dar aos jovens, uma oportunidade de parar para rever os princípios que têm adotado em seu dia a dia, em seus diversos ambientes de estudo, trabalho, família, lazer e convivência em geral, de modo a avaliar a coerência de tais princípios com a proposta ao evangelho de cristo.

Como se trata de um encontro com Cristo, os valores pessoais serão confrontados com os valores do Evangelho e deverão provocar uma análise de vida e revisão de caminhos. O EJC pode ser dito também, como um movimento que procura construir uma consciência cristã livre, porém, em um contínuo processo de maturação. E trata-se, ainda, de uma proposta de resgate daqueles que estão à margem do caminho.

Porém, o Encontro em toda sua plenitude não se encerra nestas únicas linhas. A emoção das descobertas e do encontro com Jesus não podem ser explicitadas em um texto; as expectativas e o contentamento indescritível no sorriso dos Jovens fazem valer todo e qualquer esforço sempre revigorante, o voltar-se para Deus, a conversão e a comunhão íntima com o Criador que extrapolam toda e qualquer tentativa humana em descrevê-las. O encontro nos auxilia na caminhada rumo ao verdadeiro Encontro, disciplina-nos para vivermos como verdadeiros discípulos d’Ele, onde o Espírito flui livremente, nos conduzindo, agindo em cada um de forma dócil e firme, sem encontrar resistências e autossuficiência no coração de nenhum dos que participam e, neste tom, levar cada um a falar e agir onde Deus quiser!

Esperamos, mais uma vez, que cada um dos participantes – jovens e tios - possa sentir-se parte imprescindível e comprometer-se com a efetividade do movimento e, tal qual nos ensina o Papa Francisco*, “rezar, mas rezar com força e receber o outro com afeto, ternura, amor e paciência”, visando a verdadeira conversão e entrega total nas mãos de Deus.

(*) em discurso aos os jovens do Quênia em nov/15.