Ministério da Eucaristia

ministério p

“Uma missão de fé e amor ao próximo”

“A Igreja vive da Eucaristia” – São João Paulo II

O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística é um Ministério Leigo com a função de auxiliar na distribuição da Santa Comunhão nas celebrações e levar a Santa Eucaristia aos enfermos. CDC, Cânon 230, parágrafo 3.

Em nossa Paróquia contamos com 195 ministros, nossos irmãos voluntários, que são convidados para comporem a equipe com provisão para 4 anos e para isso recebendo formação litúrgica e doutrinal.

Atualmente, quase 150 enfermos recebem a Sagrada Comunhão em suas residências aos sábados ou aos domingos.

Também é realizado pela Equipe Ágape, o atendimento aos enfermos do Hospital Manoel Gonçalves. Às quintas-feiras é realizada a triagem, às sextas-feiras a visita do sacerdote e aos sábados é levada a Santa Comunhão.

Ao recebermos esse chamado, sabemos que foi Deus quem nos escolheu e sendo nós os escolhidos, Ele nos capacita e nos molda cada, conforme o que precisa ser transformado em nós.

A cada dia somos surpreendidos numa vivência maravilhosa, quer seja na comunidade de fé ou na casa dos enfermos, dos idosos, dos necessitados e carentes, onde somos levados a praticar a misericórdia divina em sua amplitude, onde levamos nosso amor, nosso carinho, nossa atenção e paciência. É nessa hora que evidencia nossa missão, a missão da Igreja representada ali pelo Ministério da Eucaristia.

Diante da prática dessas virtudes, trilhamos sempre mais o caminho da conversão espiritual.

No Ministério temos o privilégio de colocar em prática, as obras de misericórdia, espirituais e corporais a que somos chamados a viver na vida terrena, este é o propósito que deve alimentar a espiritualidade do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística, vivendo assim, a verdadeira maturidade na fé.

“Digo o que penso, com esperança.
Penso no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
“Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.”

CORA CORALINA

“A alma cristã deve fugir dos aplausos dos homens”.
“Eu levo Jesus Eucarístico e eles me mostram Jesus enfermo”