Comunidade Nossa Senhora de Itaúna

capela nossa senhora de itauna

Gruta

Bairro de Lourdes

Essa Comunidade originou-se da antiga Vila Mozart e, posteriormente, Bairro de Lourdes. Comunidade Nossa Senhora de Itaúna, nome adquirido pelas aparições de Nossa Senhora, sendo a primeira no dia 27 de julho de 1955, para três crianças, filha de três famílias ali existentes. Lá, residiam, nessa época, apenas quatro famílias. As aparições iniciaram-se quando três crianças saíram à procura de um cavalo e, do alto de um barranco (pois o terreno formava uma grota) avistaram o animal, estático, sem responder aos chamados dos meninos: Totõe, José Rita e Eduardinho. Eles resolveram descer e, lá embaixo, tiveram a visão de Maria Santíssima.

A notícia espalhou-se e, com isso, pessoas e mais pessoas acorreram ao local. Passados alguns dias, Nossa Senhora apareceu também para Otaviano Gentil de castro, João Queiroz e Ovídio Alves de Souza, que viram-na diversas vezes, durante um ano. Sr. Ovídio e Sr. Otaviano receberam duas mensagens, que foram levadas ao conhecimento da Igreja local e da Igreja diocesana. Nessas mensagens, Nossa Senhora pedia que, aquele local, fosse erguido um altar e que se fizessem muitas orações, para haver o milagre da conversão. A última aparição deu-se em 17/08/1961. A Comunidade foi se alargando com novos moradores. Doações, listas de pedidos e barraquinhas foram feitas e, após a compra do terreno, ali, foi construída uma gruta. Mais tarde, construiu-se uma capela, unindo ,mais ainda, as famílias na oração, no amor a Deus e na paz filial de Maria.