Nota de Profundo Pesar

festa santana a 27

“A vida dos justos está nas mãos de Deus”
(Sb 3,1)

Itaúna, 19 de janeiro de 2018.

Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo da Diocese de São João Del-Rei, ocorrido na madrugada de hoje, 19 de Janeiro de 2018, na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, onde estava internado desde o dia 26 de dezembro de 2017.

Como já foi notificado pela própria Diocese de São João Del-Rei, dom Célio será sepultado em Itaúna.

O velório de Dom Célio em Itaúna, será no sábado, dia 20/01, na Matriz de Sant’Ana, a partir das 17h. Dom José Carlos, Bispo diocesano de Divinópolis, irá presidir, neste sábado, missa de corpo presente às 18h. No domingo, dia 21/01, teremos missa às 7h e às 10h, que será a última missa de corpo presente com o rito de exéquias. Logo em seguida, o féretro seguirá para o Cemitério Central, onde Dom Célio será sepultado no jazigo da família, junto de seus pais.

Dom Célio, pastor exemplar, debilitado pela doença, sofreu com dignidade, dando um grande exemplo de santidade na dor que o configurou a Cristo na cruz.

Depois de lutar, bravamente, contra a enfermidade, Dom Célio entregou sua vida ao Senhor de forma definitiva, pois afinal, “a morte é a porta para a vida” (São Bernardo de Clavaral). Ele, com certeza, pôde ouvir do próprio Cristo: “Servo bom e fiel. Venha participar da alegria do teu Senhor” (cf. Mt 25,21).

Nossa paróquia se une à família de Dom Célio, neste momento de dor e sofrimento, mas com o coração aquecido pela fé e consolado pela esperança da vida eterna, pois o próprio Cristo Jesus nos assegura: ”Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais” (Jo 11,25-26).

Agradecidos pela vida e pela vocação de Dom Célio, o confiamos aos cuidados de nosso Divino Mestre, o Vencedor da Morte.

Aos seus familiares, à Diocese de São João del-Rei e à família franciscana nossos sinceros pêsames e nossas orações.

Na ternura de Cristo Pastor,

Pe. Everaldo Quirino Ferreira