Clero Diocesano realizou Dia Missionário em Brumadinho

brumadinho0

Desde o dia 25 de janeiro de 2019, a Diocese de Divinópolis tem sido solidária ao sofrimento do povo de Brumadinho-MG.

Já aconteceram várias ações solidárias durante todo este período que sucedeu o rompimento da barragem de rejeitos na região do Córrego do Feijão. Diversas paróquias da diocese enviaram doações para a cidade. A Paróquia São Gonçalo, de São Gonçalo do Pará, enviou uma grande doação para a cidade de Brumadinho.

Além da necessidade material, a cidade de Brumadinho sofre também com uma necessidade pastoral, através da escuta e oração. Portanto, a Pastoral Presbiteral da Diocese de Divinópolis, coordenada pelo Padre Carlos Antônio, pensou e organizou um Dia Missionário na cidade de Brumadinho, que pertence à Arquidiocese de Belo Horizonte, sede da Província Eclesiástica a qual a Diocese de Divinópolis faz parte. O Dia Missionário contou com a presença de 34 sacerdotes e do Bispo Diocesano, Dom José Carlos.

As missões foram iniciadas na Matriz de São Sebastião. O Padre Renê Lopes, Pároco da Paróquia São Sebastião, explicou um pouco do que a cidade tem sofrido nestes últimos meses. Padre Renê também falou da importância dessas ações missionárias para a cidade.

Em seguida, o Vigário Paroquial, Padre Thiago Augusto, explicou como funcionaria as missões da Diocese de Divinópolis. Enquanto um grupo de sacerdotes ficaram atendendo confissões na Matriz da paróquia, outro grupo de padres e o bispo realizaram visitas às famílias que, de alguma forma, foram atingidas pelo rompimento da barragem da Vale. Divididos em grupos, ou até mesmo individualmente, os missionários visitaram famílias de diversos bairros da cidade e realizaram a escuta, o diálogo, encerrando com um momento de oração para as famílias que perderam algum ente querido.
A cidade de Brumadinho tem recebido este apoio material e pastoral de diversas (arqui)dioceses do Brasil. A Arquidiocese de Juiz de Fora, por exemplo, está em missão, em Brumadinho, desde a última sexta-feira, 29 de março. Segundo o arcebispo, Dom Gil Moreira, a Arquidiocese de Juiz de Fora enviará, mensalmente, durante todo o ano de 2019, um grupo de padres para prestar um serviço pastoral junto à Paróquia São Sebastião, de Brumadinho.
O Dia Missionário da Diocese de Divinópolis foi encerrado na Igreja de Nossa Senhora do Belo Ramo, com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom José Carlos e concelebrada pelos padres presentes.

Fonte: diocesededivinopolis.org.br

brumadinho1