Vigília Pascal e solene Proclamação da Páscoa

vigilia pascal 19 1

Na Igreja, na Liturgia antes das grandes solenidades, há a celebração de véspera, a vigília.

A Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus.

Cristo está no sepulcro. Junto a Ele está Maria e toda a Igreja. O Sábado está no próprio coração do Tríduo Pascal. Entre a morte da Sexta-feira e a ressurreição do Domingo nos detemos no sepulcro.

Assim, ao final da Semana Santa, após esse tempo de sacrifício e penitência volta o tempo de louvor. A Liturgia Sagrada da Vigília Pascal tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. Nossa paróquia, reuniu-se hoje, às 19:30 horas, na Praça Doutor Augusto Gonçalves para bem celebrar essa solene noite.

Os fiéis participaram da Benção do Fogo Novo realizada pelo Padre Everaldo. Neste momento, a comunidade acendeu suas velas na luz do Círio Pascal lembrando o Mistério da nova luz , em que Cristo venceu a morte e o pecado. A luz de Cristo foi aclamada com alegria, sinal de vida para todos nós.

Após, a comunidade caminhou em procissão para o interior da igreja onde ocorreu a Proclamação da Páscoa, da liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. A homilia foi feita por padre Douglas, que refletiu sobre a alegria da Páscoa e a vitória da vida sobre a morte.

Nesta noite receberam os Sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma, nossos irmãos: Anacleto, Mateus, Elaine e Vitor; e o Sacramento do Batismo nosso irmão Kauan.

O Círio Pascal agora permanecerá aceso durante as missas e celebrações da palavra neste período pascal, até o dia em que a Igreja celebrará Pentecostes. O Círio representa a “luz de Cristo”, que ilumina e protege o mundo das trevas.

Nesta noite iluminada, a comunidade de fé encheu-se de esperança e com cantos de júbilo anunciou a Ressurreição do Senhor!

vigilia pascal 19 1

vigilia pascal 19 2