Comentário ao Evangelho dos Fieis Defuntos

pe guilherme machado

Comentário ao Evangelho dos Fieis Defuntos 02/11/2020 (Jo 6,37-40)

feito por Padre Guilherme*

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 37“Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia".

Depois de se afastarem da multidão que presenciou o milagre da multiplicação dos pães e peixes, Jesus dirigiu aos discípulos um grande discurso (versículos 22 a 59 do capítulo 6), no qual tratou de temas importantes.

Neste pequeno trecho, Jesus fala de Sua missão de ser intermediário entre os seres humanos e o Pai. Foi Deus quem Lhe confiou a humanidade. Há uma reafirmação da unidade de Jesus e Deus, uma vez que a salvação da humanidade é vontade do Pai, mas realizada pela ação obediente de Jesus.

Pode-se perceber uma gratuidade da Graça divina, que quer alcançar todas as pessoas, sem exclusão. A salvação é uma possibilidade a todas as pessoas.

Também podemos compreender que a vida não está no poder do ser humano. É dom que vem somente de Deus. E essa vida, de todos os homens, é entregue a Jesus.
__________________

*Padre Guilherme da Silveira Machado é administrador paroquial na Paróquia de São Sebastião, em Leandro Ferreira.