Novembro: mês de conscientização do Dízimo

(37) 3242-3641


 

Dimensões do Dízimo

As dimensões do dízimo são os elementos constitutivos do próprio dízimo, a sua essência, e sua razão de ser. O documento nos fala de quatro dimensões: religiosa, caritativa, eclesial, missionária.

Dimensão religiosa é a relação que o dízimo estabelece entre a criatura e o Criador. É um ato de reconhecimento, de gratidão para com Deus, um gesto de amor e de fidelidade ao doador de todos os bens. Por isto afirmamos que o dízimo nos coloca no coração de Deus.

Dimensão eclesial, significa que o dízimo expressa a nossa pertença à igreja. A igreja é a família dos filhos de Deus. Nela fomos inseridos pelo batismo. A igreja nos pertence, nós fazemos parte da igreja, especificamente da comunidade da qual participamos e onde vivemos a nossa fé.

A dimensão caritativa nos lembra que todo cristão é chamado a viver o amor para com os irmãos, amor que se expressa também através de gestos de partilha. O dízimo é partilha dos dons e dos bens.

A dimensão missionária significa que através do dízimo, o cristão participa da ação evangelizadora da igreja. A evangelização é dever de todo cristão e a contribuição do dízimo ajuda a igreja a realizar a sua missão. Por estas dimensões podemos afirmar que o dízimo nos coloca no coração de Deus, no coração da Igreja e no coração do Evangelho, que tem como centro o amor feito não apenas dos bons sentimentos, mas de obras de caridade.

Fonte: Site da Editora Recado.

 

 PRIMEIRO CAPÍTULO:


Paróquia Sant'Ana de Itaúna
Diocese de Divinópolis

Praça Dr. Augusto Gonçalves, 344 - Centro
CEP.: 35.680-054 ITAÚNA-MG
Telefone: (37) 3242-3641
WhatsApp: (37) 3242-3641
E-mail: contato@paroquiadesantana.com.br

Expediente Paroquial

Atendimento da Secretaria:
De Segunda-feira a Sexta-feira de 7:30h às 17h30

Atendimento dos Padres:
Quarta-feira e Quinta-feira: 8h30 às 10h | 14h às 16h