Papa Francisco nomeia Dom José Carlos arcebispo de Montes Claros

Hoje, 14 de dezembro de 2022, a Diocese de Divinópolis amanheceu com uma surpresa! O Papa Papa Francisco nomeou Dom José Carlos de Souza Campos, até então Bispo de Divinópolis-MG, para a Arquidiocese de Montes Claros-MG, vacante desde 9 de dezembro de 2021, após Dom João Justino ser transferido para a Arquidiocese de Goiânia-GO. Dom José Carlos será o quarto arcebispo metropolitano de Montes Claros.

Com essa transferência, a Diocese de Divinópolis se torna Vacante, expressão oriunda do latim que significa trono vazio e que é usada pela Igreja para dizer que uma Sede Episcopal está sem o seu ocupante no governo pastoral.

Neste período, a Igreja Particular fica aos cuidados de um administrador diocesano, eleito pelo Colégio de Consultores, que pode desempenhar algumas funções limitadas pelo Código de Direito Canônico; ou por um administrador apostólico, um bispo nomeado pelo papa.